Qual a diferença entre sapata rígida ou flexível?

Índice

Qual a diferença entre sapata rígida ou flexível?

Qual a diferença entre sapata rígida ou flexível?

Quando se verifica a expressão a seguir, nas duas direções, a sapata é considerada rígida. Caso contrário, a sapata é considerada flexível: ( ) 3 pa a h −  Onde: h é a altura da sapata; a é a dimensão da sapata em uma determinada direção; ap é a dimensão do pilar na mesma direção.

O que é uma sapata de divisa?

Sapata de Divisa. É dimensionada com uma viga de equilíbrio, pois a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. Essa distância gera um momento fletor, que precisa ser combatido. Esse tipo de fundação é comumente utilizado em divisas de terrenos ou em estruturas próximas a algum obstáculo.

Qual deve ser a profundidade de uma estaca?

Geralmente as posições das estacas são as mesmas das sapatas e colunas. O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

O que é uma sapata rígida?

Sapatas rígidas: São comumente adotadas como elementos de fundações em terrenos que possuem boa resistência em camadas próximas da superfície. Para o dimensionamento das armaduras longitudinais de flexão, utiliza-se o método geral de bielas e tirantes.

O que é pilar de divisa?

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada.

O que é uma sapata na construção civil?

Sapata é a parte mais larga e inferior de um alicerce. De acordo com a NBR , é definida como “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

Qual espaçamento entre estacas?

A distância entre as estacas (L) é definido como 3 vezes o diâmetro da estaca, e o cobrimento (c) que é a distância entre o eixo da estaca e a face do bloco é definido como metade da estaca mais 15 centímetros.

Qual a diferença entre fundações profundas e pilares?

Neste caso, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata. As fundações profundas são elementos que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação da duas.

Como escolher o tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação?

A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.

Quais são os diferentes tipos de fundação?

Em casas com até dois pavimentos é comum utilizarmos as fundações diretas ou rasas devido ao seu custo benefício. As fundações rasas transmitem as cargas diretamente para o solo por suas bases.

Quais são os diferentes tipos de blocos de fundação?

Quanto à forma, os blocos de fundação podem ser tanto quadrados como em formato de paralelepípedos. Com isso, os blocos de concreto são elementos de fundação indicados para solos com boa resistência e capacidade de suporte nas camadas superficiais e para obras de edificações com cargas não muito altas.

Postagens relacionadas: