O que constitui uma laguna?

Índice

O que constitui uma laguna?

O que constitui uma laguna?

A laguna é, assim, um corpo de água salgada ou salobra de origem marinha que se encontra separado do mar por breves formações rochosas, barreiras de areia ou por recifes.

Qual a diferença entre lago e Lagoa?

Enquanto o lago e a lagoa são porções de terra com altitudes inferiores ao ambiente circundante, retendo e acumulando uma relativa quantidade de água, a Laguna é um espaço que apresenta algum tipo de ligação com a água do mar.

Qual é a diferença entre Laguna e Lagoa?

Em primeiro lugar, vamos estabelecer a diferença entre laguna e os outros dois tipos. Enquanto o lago e a lagoa são porções de terra com altitudes inferiores ao ambiente circundante, retendo e acumulando uma relativa quantidade de água, a Laguna é um espaço que apresenta algum tipo de ligação com a água do mar.

Qual é a diferença entre água do mar e da Lagoa?

A lagoa é um espaço aquático normalmente fechado e com água parada e estancada, diferente do que acontece com outros cursos de água como o mar e os rios. As lagoas, além disso, são caracterizadas pela água doce (não salgada como o mar ou oceano) que em geral se origina ou do derretimento das correntes de um glacial ou da acumulação de chuva.

Quais são as características da Lagoa dos Patos?

A Lagoa dos Patos, por exemplo, apresenta características de uma laguna e, mesmo que não apresentasse tais aspectos, não poderia ser chamada de lagoa, por possuir uma larga extensão, mais condizente com um lago. * RICCOMINI, C. et. al. Rios e Processos Aluviais.

Postagens relacionadas: