Qual era o governo de Platão?

Qual era o governo de Platão?

Qual era o governo de Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

Como Platão define o mundo dos sentidos?

O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão. No entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna, e tem um tempo de duração.

O que é um governo misto?

Governo misto: aparece para a redução dos poderes da monarquia, aristocracia e democracia mediante determinadas instituições políticas, tais como um Senado aristocrático ou uma Câmara democrática.

Quem deve ser o governante Segundo Platão 1 ponto o sábio o Rei o eleito democraticamente o mais forte do poder militar?

Aqueles que se destacarem como os mais sábios, serão os mais aptos a comandar. Para que a sabedoria se desenvolva apropriadamente neles, precisam de uma educação diferenciada em relação aos demais guardiões. Por serem sábios, são também os mais adequados para administrarem a cidade.

Por que Platão achava que o rei filósofo deve governar?

Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo), pois só o conhecimento garante o agir corretamente e a aplicação da justiça, advertia ainda, que essa função não era para todos.

Qual é o pensamento de Platão sobre a política Brainly?

Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.

Qual a concepção de política de Platão e Aristóteles?

Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras. A monarquia: onde o governo de apenas um sobre os demais indivíduos. A aristocracia: que é governo de alguns, sobre os demais. Sendo que na concepção aristotélica esses alguns seriam os melhores da sociedade.

Qual a diferença entre o mundo das sombras e o mundo das ideias para Platão?

Na filosofia de Platão existem dois mundos: o primeiro é aquele que podemos perceber ao nosso redor, com os cinco sentidos. O outro é o mundo das ideias, onde tudo é perfeito e imutável. Não podemos tocá-lo, ele não é concreto. Só o pensamento pode nos levar até lá.

Quem apresentou a ideia de governo misto?

A teoria do governo misto de Políbio revolucionou a separação clássica das formas de governo. Ao invés das seis formas anunciadas por Aristóteles, Políbio criou, através de sua teoria, uma espécie de sétima fórmula com a “mixagem” entre as três formas boas de governo (monarquia, aristocracia e democracia).

Quais são as formas de governo de Platão?

Platão sistematizou faz mais de dois mil anos a classificação das Formas de Governo em Aristocracia (controle pelas elites): Monarquia (a vontade do rei); e a Democracia (as escolhas do povo). Veja as virtudes e os defeitos de cada uma delas. Faz pouco mais de dois mil anos que estudamos o legado deste filósofo grego genial.

Qual foi a importância da democracia para o governo de Platão?

Contudo, Platão não era assim um grande fã dela, afinal de contas foi a democracia que matou Sócrates e levou Atenas à guerra e à ruína. Segundo Platão, a prosperidade da Polis se pautava em sua capacidade de educar as pessoas para que essas aprendam virtudes e assim trabalhassem juntas na construção de um bem comum.

Qual a importância da concepção política de Platão?

Para assegurar a continuidade da ordem, mesmo com a decadência na forma de governo, Platão recomenda o respeito à liberdade, dosada com a manutenção da autoridade “com justa medida”. A concepção política de Platão influenciou bastante a cultura ocidental.

Quais são as principais obras de Platão?

Enfim, Platão é um mano muito atual. É possível notar em suas obras temas como a livre expressão, o bem comum, o feminismo e a fraternidade universal do homem. O Cara lá na Grécia Antiga discute desde o controle da natalidade e o amor livre até os padrões de moralidade e posse pública da riqueza.

Postagens relacionadas: