O que significa dívida de gratidão?

Índice

O que significa dívida de gratidão?

O que significa dívida de gratidão?

Significa ainda, em sentido figurado, «obrigação moral contraída por favor e/ou bem recebido» [cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]. Portanto, a expressão «dívida de gratidão» é correcta.

Por que o budismo não se opõe às religiões que professam a noção de Deus?

O budismo inteiro não se opõe às religiões que professam a noção de Deus; não tem nenhum tipo de oposição. Pelo contrário, tem apoio. As pessoas devem seguir, não devem trocar de religião, a questão budista não é uma questão de crença, de filiação. É uma questão da gente ir olhando cada vez com uma profundidade maior, todas as coisas.

O que é a religião budista?

Pode-se dizer que, definitivamente, Buda não proclamou a inexistência de Deus, e nem mesmo Sua existência, assim o Budismo não pode ser considerado uma religião ateísta nem teísta pois não afirma nada a esse respeito. O Budismo é construído no não- dualismo, mas nossa prática começa por aquilo que podemos avaliar e conceber.

Quais são os ensinamentos do budismo?

Sangha (a comunidade): é o corpo que forma a comunidade budista, ou seja, os monges e monjas e seus seguidores. Esta base dá as forças necessárias para aceitar aquilo que não pode ser mudado e encontra a energia para agir naquilo que pode ser ajustado. A história do Budismo inicia através de Siddhartha Gautama.

Qual é a visão dos budistas no Ocidente moderno?

Os budistas no Ocidente moderno seguem uma interpretação do Budismo que não admite o sobrenatural nem a divindade, mas essa visão está longe de ser autêntica. Quase certamente representa um modo diferente de encarar o budismo em relação à maior parte da história dessa religião.

Postagens relacionadas: