Como funciona a técnica de microarray?

Índice

Como funciona a técnica de microarray?

Como funciona a técnica de microarray?

Princípio do Teste: Se o DNA do paciente contiver a seção correspondente (sequência alvo), os primers se ligam e a sequência alvo é copiada. Os produtos de PCR resultantes são marcados com um corante fluorescente, o que permite que eles sejam detectados posteriormente pelo microarray.

Como o microarray pode ser utilizado para verificar diferenças quantitativas na expressão de genes?

O desenvolvimento do chamado chip de DNA ou tecnologia de microarray permite investigar a expressão de centenas ou milhares de genes em uma dada amostra usando uma reação de hibridização. Dois termos são muito utilizados no desenvolvimento da técnica: sondas e alvos.

O que é o exame MicroArray?

O MicroArray é a ferramenta mais indicada pela Academia Americana de Genética para o estudo de crianças e adultos com suspeitas de síndromes genéticas, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e autismo. Ele permite identificar alterações que não são vistas no cariótipo convencional.

Quanto custa MicroArray?

R$3.546,00 Estudo Molecular CGH Array – Alta Resolução (180K) - R$3.546,00 - Labi Exames.

Como ocorre a formação de um DNA recombinante?

O DNA recombinante aparece na mistura do gene de interesse humano com o plasmídeo bacteriano. Ambos são colocados na mesma solução com uma enzima que vai acoplar o DNA humano ao DNA da bactéria.

O que é expressão gênica exemplos?

Um exemplo de expressão gênica, é o gene da cor das flores de Mendel, que fornece instruções para fazer uma proteína que ajuda na produção de moléculas coloridas (pigmentos) nas pétalas das flores.

Quais as etapas da expressão gênica?

Esse processo envolve dois passos principais: a transcrição e a tradução. Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é copiada para fazer uma molécula de RNA. Essa etapa é chamada de transcrição pois envolve reescrever, ou transcrever, a sequência de DNA num "alfabeto" similar de RNA.

Quais são os microarrays de DNA?

O principal objetivo dos microarranjos é o estudo comparativo da expressão de certos genes de interesse.Por exemplo, é comum que essa técnica seja aplicada a duas amostras – uma em condições saudáveis ​​e outra patológica – para identificar quais genes estão sendo expressos e quais não estão na amostra que apresenta a condição.

Qual a importância dos microarrays na área médica?

Atualmente, os microarrays são considerados ferramentas muito poderosas na área médica. Essa nova tecnologia permite o diagnóstico de doenças e uma melhor compreensão de como a expressão gênica é modificada sob diferentes condições médicas.

Quais são as aplicações do microarranjo?

Geralmente a técnica de microarranjo de DNA tem aplicações direcionadas para análise de expressão gênica e de mutações pontuais. Atualmente, tem-se expandido as aplicações de microarranjo para as áreas de farmacogenômica, diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas e na área forense.

Quais são as etapas de um experimento de microarranjo?

Todo experimento de microarranjo envolve importantes etapas que precisam ser seguidas desde o desenho experimental até a análise de dados para que se obtenha um resultado significativo. Essas etapas incluem o desenho experimental, a quantificação da imagem e a normalização e integração dos dados.

Postagens relacionadas: