O que é uma cirurgia de craniossinostose?

Índice

O que é uma cirurgia de craniossinostose?

O que é uma cirurgia de craniossinostose?

É o fechamento precoce das junções entre os diferentes ossos do crânio que resulta em diferentes formatos da cabeça.

O que pode causar a cranioestenose?

É mais comum no menino e estima-se que ocorra um caso de cranioestenose para cada 2.000 crianças nascidas. A doença é congênita, iniciando-se na fase de embrião. Pode ser de causa hereditária, intra-uterina ou infecciosa. Também pelo uso de certos medicamentos durante a gravidez, como alguns anticonvulsivantes.

O que é a doença Trigonocefalia?

Trigonocefalia é a fusão da sutura da testa. O fechamento precoce desta sutura pode resultar em uma proeminência triangular na testa. Plagiocefalia involve a fusão dos lados direito ou esquerdo da sutura coronal que vai de orelha a orelha.

Como saber se o bebê tem escafocefalia?

Escafocefalia. Em alguns bebês, a cabeça pode ser mais achatada no sentido anteroposterior (de frente para trás), apresentando um grau de Braquicefalia (alargamento), ou o crânio é mais alongado, caracterizando Escafocefalia, conforme imagens.

Qual o tratamento para escafocefalia?

O tratamento para escafocefalia é cirúrgico. Naturalmente, a cirurgia da cranioestenose traz preocupações aos pais e responsáveis do bebê, sobretudo, pela pouca idade da criança quando as intervenções se iniciam, a partir dos 6 meses de vida.

Quais são os tipos de craniossinostose?

A craniossinostose tem incidência de 1 a cada nascimentos e é classificada em duas categorias: sindrômicas e não-sindrômicas. Enquanto as primeiras estão relacionadas a síndromes, como as caracterizadas por comprometimento do coração, dos rins, dos ossos ou dos músculos, as segundas se restringem à malformação craniana.

Quando é necessário o diagnóstico do crânio?

Este problema deve ser tratado antes dos 8 meses de vida; todavia, é importante que o diagnóstico seja estabelecido até o fim do 2° mês de vida da criança, para possibilitar a realização de um acompanhamento neurológico mais detalhado. O tratamento é cirúrgico, no qual se cria espaços ou suturas entre os ossos do crânio.

Quais são os melhores cirurgiões pediátricos e plásticos craniofacials?

Os neurocirurgiões pediátricos e cirurgiões plásticos craniofacial que tratam o craniossinistise no Johns Hopkins são uns dos melhores do mundo. A nossa equipe multidisciplinar trabalha junta para garantir o melhor resultado para todos os bebês confiados ao nosso cuidado.

Como é feito o crânio quando o bebê nasce?

Quando o bebê nasce, o crânio é feito de vários pedaços separados de ossos. Com o tempo, esses ossos se juntam para formar o crânio maduro. Com o craniossinostose, os ossos se fundem antecipadamente — geralmente, antes do bebê nascer — ao invés de juntar-se com o tempo.

Postagens relacionadas: