Como a água subterrânea retorna à superfície terrestre?

Índice

Como a água subterrânea retorna à superfície terrestre?

Como a água subterrânea retorna à superfície terrestre?

Esse vapor sobe, vai se acumulando e quando encontra zonas frias se condensa, formando gotas de água, que se juntam a outras gotas e formam as nuvens. Quando essas nuvens ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, a água volta à superfície terrestre na forma de chuva.

Como podemos aproveitar a água subterrânea?

As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície.

O que são as águas subterrâneas?

Nesta zona, pequenas quantidades de água distribuem-se uniformemente, sendo que as suas moléculas se aderem às superfícies dos grãos do solo. Nesta zona ocorre o fenômeno da transpiração pelas raízes das plantas, de filtração e de autodepuração da água. Dentro desta zona encontra-se:

Quais são os efeitos da retirada de águas subterrâneas?

Quanto mais água era removida dos aquíferos, menos água fluía para o rio — e os pântanos, as árvores, a fauna e o volume de água do San Pedro foram todos prejudicados. As águas subterrâneas são recursos ocultos que sustentam grande parte da vida moderna.

Qual a importância das águas subterrâneas para a segurança hídrica?

Chama-se de águas subterrâneas os recursos hídricos que se encontram sob a superfície terrestre, preenchendo completamente os poros das rochas e dos sedimentos, constituindo os aquíferos. Elas são extremamente importantes para a segurança hídrica, pois 97% das águas doces e líquidas do planeta se encontram na forma de aquíferos.

Qual a quantidade de água subterrânea?

Alguns especialistas indicam que a quantidade de água subterrânea pode chegar até 60 milhões de km3, mas a sua ocorrência em grandes profundidades pode impossibilitar seu uso.

Postagens relacionadas: