Como funciona um pedido de reconsideração?

Índice

Como funciona um pedido de reconsideração?

Como funciona um pedido de reconsideração?

Dicionário jurídico online. Pedido de reconsideração é aquele destinado ao juiz, em que se pede o reexame de uma questão já resolvida, para que se dê uma outra solução. Pede-se, pois, para reconsiderar (considerar ou apreciar novamente).

Quando uma sentença deve ser reformada?

Uma vez conhecido o recurso, a decisão pode ser reformada, quando o tribunal diz se o juiz acertou ou errou, ou cassada, quando o tribunal reconhece algum defeito na decisão.

O que acontece quando a sentença é reformada?

volta para o juiz de origem pra ser cumprida.

Qual o prazo para pedido de reconsideração de liminar?

O prazo para pedido de reconsideração administrativa é de 05 (cinco) dias, contados da ciência da decisão, manifestada ou certificada nos autos, ou da publicação no órgão oficial.

Como funciona a audiência de conciliação?

Quando alguém ingressa com uma ação judicial contra outra pessoa, o processo se inicia por uma audiência de conciliação, onde o réu e o autor são intimados para comparecerem e lá terão a oportunidade de conversarem para chegar a um consenso. Havendo uma conciliação, o processo termina e o acordo se constitui como a solução para o litígio.

Qual a importância do pedido de reconsideração?

Nesse particular, pois, que torna-se relevante o pedido de reconsideração, possibilitando em certas situações que a parte exima-se de ter que manejar mais um recurso propriamente dito, e possibilitando ao juiz rever o que decidiu, corrigindo o erro cometido.

Como é feita a audiência de conciliação após a pandemia?

Porém, após as novidades trazidas pela pandemia, as audiências de conciliação estão sendo realizadas de forma virtual, que pode ser feita pelo computador ou até mesmo pelo celular. No documento de intimação da audiência estará escrito, onde, quando e como será realizada.

Por que os pedidos de reconsideração não são recursos ou meios de impugnação atípicos?

Porém, ao contrário do que o imaginário coletivo eventualmente aponta, considerando o regramento jurídico, os pedidos de reconsideração não são recursos ou meios de impugnação atípicos, razão por que não suspendem qualquer prazo para apresentação de eventual irresignação ou impedem a preclusão.

Postagens relacionadas: