O que acontece depois do vencimento do Tesouro Direto?

Índice

O que acontece depois do vencimento do Tesouro Direto?

O que acontece depois do vencimento do Tesouro Direto?

Os títulos do Tesouro Direto (TD), assim como os produtos de renda fixa possuem data de vencimento. Após o vencimento, o produto é resgatado e há a incidência de tributação. Neste momento a aplicação poderá ser feita em outro título (embora de mesmo nome a depender do caso), mas certamente com outra data de vencimento.

Qual o risco de perder dinheiro no Tesouro Direto?

Essa perda só se concretiza se você vender seu título durante esse período. Muitas vezes, as pessoas se apavoram com a desvalorização do preço de mercado e acabam vendendo o título antes do prazo de vencimento, ou seja, realizando o resgate antecipado, na tentativa de evitar um prejuízo ainda maior.

Porque o Tesouro Selic tem prazo de validade?

Esse prazo de vencimento é influenciado pelo comportamento dos títulos, pois a precificação deles é feita pelo mercado. Basicamente, os preços variam conforme as expectativas dos investidores quanto aos juros futuros (taxa Selic). Digamos que você comprou um título com taxa de 8,0% ao ano a R$ 900,00.

Como funciona a liquidez do Tesouro Nacional?

O Tesouro Nacional garante liquidez diária aos seus títulos públicos adquiridos no Tesouro Direto. Isso significa que você pode resgatar os seus investimentos a qualquer momento. Das 9h30 às 18h, nos dias úteis, os resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação.

O que você precisa saber sobre o Tesouro Direto?

Você pode consultar saldos e extratos sobre os seus títulos públicos a qualquer momento. Basta acessar a área exclusiva do site do Tesouro Direto, clicar na opção CONSULTAR do MENU SUPERIOR e selecionar o item EXTRATO CONSOLIDADO. O extrato/saldo reflete o preço de mercado dos títulos.

O que acontece com os títulos adquiridos no Tesouro Direto?

Os títulos adquiridos no Tesouro Direto (TD) ficam registrados sob titularidade do investidor (em seu CPF), no ambiente seguro da B3 e como não fazem parte do patrimônio da Instituição Financeira que foi decretada a falência ou recuperação judicial, não serão atingidos.

Qual é o horário de funcionamento do Tesouro Direto?

Qual é o horário de funcionamento? As aplicações e os resgates podem ser feitos nos dias úteis, em horário comercial, das 9h30 às 18h, com os preços e taxas operados no momento da transação. Das 18h às 5h, nos finais de semana ou feriado, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência.

Postagens relacionadas: