O que significa temperatura de transição?

Índice

O que significa temperatura de transição?

O que significa temperatura de transição?

A temperatura de transição é aquela em que ocorre uma mudança no caráter da ruptura do material, passando de dúctil a frágil ou vice-versa.

Como é feito o transporte de vidro?

Além, é claro, de serem conduzidos por profissionais habilitados e treinados para o manuseio delicado do vidro. O transporte de vidro deve ser feito sempre na vertical, por ordem decrescente de tamanho: primeiro os maiores, depois os médios e por último os menores. As partes que entram em contato com o vidro devem estar protegidas por borracha.

Quais são as técnicas de análise de temperaturas de transição vítrea?

As temperaturas de transição vítrea podem ser medidas por meio das técnicas de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) ou Análise Térmica Dinâmico-Mecânica (DMTA). A análise de DSC apresenta facilidade de preparação de amostras e rapidez de realização.

Por que a transição vítrea é um fenômeno dinâmico?

Entretanto, a transição vítrea é primariamente um fenômeno dinâmico. Tempo e temperatura são grandezas intercambiáveis (até certo ponto) quando trata-se de vidros, fato frequentemente expresso pelo Princípio da Superposição Tempo-Temperatura. Ao resfriar-se um líquido, " graus de liberdade internos sucessivamente 'saem' do equilíbrio".

Qual a resistência do vidro temperado?

Este vidro quando temperado pode ainda atingir resistência a choques de até 400 oC. superiores a 1000 oC. obtenção e por conseqüência alto custo, só são empregados em aplicações especiais. Eles térmico enorme.

Postagens relacionadas: