Qual a causa da dor durante a progressão da agressão pulpar?

Qual a causa da dor durante a progressão da agressão pulpar?

Qual a causa da dor durante a progressão da agressão pulpar?

Em virtude de a polpa dental estar circundada por paredes dentinárias rígidas, quando ocorrem a inflamação pulpar e, consequentemente, o aumento de volume desse tecido, há a compressão de fibras nervosas, gerando dor.

Como saber se a polpa está viva ou morta?

Se conseguimos atingir a câmara pulpar sem que o paciente sinta dor é sinal de que esta polpa não apresenta mais vitalidade. Ao realizarmos a trepanação, o paciente pode apresentar algum tipo de sensibilidade, que significa estar frente a uma polpa com vitalidade.

Como ocorre a calcificação pulpar?

Dentro dos fatores que podem levar a formação de calcificações pulpares estão: traumas, apertamentos ( bruxismo), capeamentos pulpares (cáries profundas que foram tratadas com CaOH utilizada na tentativa de se protelar ou evitar o tratamento do canal), contatos prematuros com os dentes antagonistas (com o qual se ...

Quais são as alteracoes pulpares?

A alteração pulpar aguda é denominada de pulpite aguda, enquanto a alteração pulpar crônica recebe o nome de pulpite crônica. Ressalta-se que alterações inflamatórias apenas acometem o tecido conjuntivo vivo. Portanto, a polpa apresenta-se com vitalidade quando diante dos diferentes estágios de inflamação.

Quando o paciente relata dor espontânea lancinante continua que causa distúrbio no sono estamos diante de uma pulpite?

A pulpite irreversível também é causada pela evolução da cárie, mas há danos maiores na polpa dental. A dor é espontânea, latejante, geralmente noturna e não cessa com analgésicos.

O que pode causar calcificação nos dentes?

A Calcificação pulpar acontece como mecanismo de defesa do proprio corpo para combater algum estímulo externo (por exemplo a cárie dentária ou traumatismo). A calcificação da polpa ou dos condutos pode ocorrer em virtude de alguma agressão, tipo cárie ou contato mais forte que o dente esteja sofrendo por exemplo.

O que causa o Nodulo pulpar?

Alguns estudos apontam a cárie dentária como um dos possíveis fatores de formação de nódulos pulpares, pois o processo carioso induz a formação de dentina terciária, para que esta possa proteger a polpa dentária dos produtos tóxicos produzidos pelas bactérias cariogênicas.

O que é uma pulpite?

A pulpite consiste em uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente.

Quais os tipos de necrose pulpar?

O tipo mais comum de necrose pulpar é a gangrena. A decomposição proteica da polpa pode resultar nos seguintes tóxicos: gas sulfídrico, amônio, ptomainas, CO2 e H2O. Os produtos intermediários dessa decomposição protêica são: indol, escatol, putrecina e cadaverina.

O que fazer quando o canal do dente Calcifica?

Os canais calcificados Você somente irá realizar o tratamento endodôntico em dentes desse tipo, se houver infecção ou se o dente necessitar de algum procedimento protético. Desta forma, o diagnóstico correto é muito importante nestes casos.

O que tira calcificação dos dentes?

Como remover o tártaro Assim, a remoção do tártaro deve ser feita pelo dentista durante uma consulta odontológica, em que é feita uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira.

Como tratar Nodulo pulpar?

Outro desafio em Endodontia é a remoção dos nódulos pulpares, que bloqueiam o acesso aos canais radiculares. O melhor tratamento nesse caso é o desgaste conservador proporcionado pelos insertos ultrassônicos, reduzindo erros e a chance de perfurações.

Quais são os riscos de uma câmara pulpar?

Entretanto, qualquer afastamento em direção ao centro do dente implica em grande proximidade com a parede axial, aumentando o risco de exposição pulpar. Lembrem-se que nos molares inferiores o desenho da câmara pulpar é retangular ou trapezoidal.

Quais são os tratamentos conservadores da pulpa?

Primeiramente, é preciso saber que, os tratamentos conservadores desse problema, quando indicados, são as pulpotomias e o capeamento pulpar. Existe também a curetagem pulpar que é um pouco menos comum no tratamento pulpar.

Quais são as causas da dor na cavidade pulpar?

Essa dor pode ser explicada pelo grande aumento da pressão intrapulpar, proveniente da saída de plasma dos vasos, pois como a cavidade pulpar não é expansível, e não permite o aumento de volume, isso resulta em elevação da pressão na região.

Postagens relacionadas: