O que fazem na primeira consulta de gravidez?

O que fazem na primeira consulta de gravidez?

O que fazem na primeira consulta de gravidez?

Durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo), para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).

Quando é a primeira consulta de gravidez?

No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Quantas vezes a gestante vai ao médico?

O Ministério da Saúde recomenda que a gestante visite o médico pelo menos seis vezes até o parto, mas grande parte dos especialistas prefere ver suas pacientes com uma frequência maior (confira abaixo como se dá essa rotina e o que é avaliado em cada consulta).

Quais são os documentos necessários para iniciar o pré-natal?

Em idade fértil e com a vida sexual ativa, imediatamente à constatação de um atraso da menstruação, a mulher deve procurar confirmar se está grávida ou não, e iniciar o pré-natal. Para isso, basta pegar seus documentos pessoais ou o cartão SUS e procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência.

O que esperar da primeira consulta ao obstetra?

O que levar na primeira consulta de pré-natal?

  • Comece listando todos os medicamentos ou substâncias ingeridas e sua periodicidade de uso;
  • Leve sua carteira de vacinação. ...
  • Anote o início do seu período menstrual. ...
  • Esteja preparada para realizar procedimentos de uma consulta ginecológica;

Quando descobrir que está grávida qual médico procurar?

Existem dois especialistas: o ginecologista e o ginecologista obstetra. O primeiro trata da saúde feminina como um todo, enquanto o segundo cuida da mulher quando está grávida ou pretende ter um filho.

Pode fazer 2 pré-natal?

Para uma gestante sem fatores de risco detectados, estabelece-se que, no mínimo, duas consultas sejam realizadas pelo médico: uma no início do pré-natal (não necessariamente a 1ª consulta) e outra entre 29ª e a 32ª semana de gestação.

O que acontece na primeira consulta com o ginecologista obstetra?

Na primeira consulta o médico deve conversar sobre todo o histórico e antecedentes da mulher, incluindo problemas de saúde, cirurgias prévias, gestações anteriores, doenças na família e medicações em uso.

Para que serve uma consulta com obstetra?

A resposta mais simples é: vá à consulta com obstetra sempre que precisar de socorro ou orientações sobre a gestação, parto e pós-parto. Afinal, esse é o médico especializado na assistência ao longo de um período delicado para a mulher: a gravidez.

Como o ginecologista sabe que estou grávida?

Teste do Colo Do Útero Os médicos ginecologistas fazem normalmente um teste similar nas pacientes, mas no consultório e com as ferramentas apropriadas. É sim possível ter uma ideia de se a mulher está ou não grávida por meio do toque no colo do útero.

Quando procurar um ginecologista na gravidez?

Assim, geralmente, a primeira consulta acontece por volta da sétima semana de gravidez, contada a partir da data da última menstruação. Em outros casos, quando a mulher já planeja engravidar, ela pode contar com o acompanhamento do ginecologista obstetra antes mesmo da concepção, uma alternativa interessante.

Quando fazer a 1a consulta da gravidez?

Idealmente, a 1ª consulta deve realizar-se antes das 12 semanas. Na 1ª consulta da gravidez é são analisadas várias informações que servem de base para a vigilância da sua gestação:

O que fazer quando você está grávida?

Quando você descobre que está grávida, seja por meio dos testes de farmácia ou de sangue, você deve agendar sua primeira consulta pré-natal para verificar a sua saúde e do bebê também.

Quais são os sintomas mais comuns no início da gravidez?

Quais são os sintomas mais comuns no início da gestação? O primeiro sintoma mais comum da gravidez é a ausência da menstruação. Outros sintomas incluem náuseas, enjoos, sonolência, cansaço, aumento da frequência urinária, alteração do apetite, cólicas, inchaço abdominal e corrimento vaginal. 2.

Qual a importância da primeira consulta de pré-natal?

Estas orientações vão muito além da avaliação física da paciente, pois o obstetra vai orientar a gestante sobre sua nutrição, os cuidados com a gestação, a prática ou não de atividades físicas, o aleitamento materno, o trabalho de parto, entre outros assuntos. O que levar na primeira consulta de pré-natal?

Postagens relacionadas: