O que é transgressão marítima?

Índice

O que é transgressão marítima?

O que é transgressão marítima?

A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direção à orla superior do solo, resultando em inundações.

O que é regressão e transgressão?

A transgressão marinha resulta da subida do nível do mar ou da subsidência do continente, enquanto que a regressão marinha é o resultado da descida do nível do mar ou da elevação dos continentes.

O que é transgredir na língua portuguesa?

Designa-se por comportamento antissocial a existência de condutas e atitudes crónicas e contínuas de...

O que significa transgredir seus deveres?

Deixar de observar, de respeitar (padrões culturais, preceitos, leis, regulamentos); INFRINGIR; VIOLAR [td. : Transgredir mandamentos/deveres/leis do trânsito.]

Qual é o oposto da transgressão marinha?

O oposto da transgressão marinha é a regressão marinha em que o nível do mar diminui em relação à terra e expõe fundo do mar anterior. Transgressões e regressões podem ser causadas por eventos tectônicos, como epirogêneses, as alterações climáticas graves, como as eras glaciais ou ajustes isostáticos após a remoção do gelo ou a carga de sedimentos.

Qual é a diferença entre transgressão e regressão marinha?

A transgressão e a regressão marinha são problemas existentes na costa litoral e um problema da actualidade. A transgressão é provocada pelo aumento da temperatura média global. A regrssão marinha é provocada por diversos facotores como por exemplo as glaciações

Como ocorre a transgressão do mar?

Uma regressão marinha é o recuo do mar em relação aos continentes e a diminuição do nível médio das águas do mar. Pode ocorrer numa glaciação ou através de uma elevação dos terrenos (variados factores como: tectónica de placas e emissão de magma por um vulcão ou rifte).

Quais são as causas de transgressões e regressões?

Transgressões e regressões podem ser causadas por eventos tectônicos, como epirogêneses, as alterações climáticas graves, como as eras glaciais ou ajustes isostáticos após a remoção do gelo ou a carga de sedimentos.

Postagens relacionadas: