Para que serve o ensaio de carbonatação?

Índice

Para que serve o ensaio de carbonatação?

Para que serve o ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação com fenolftaleína é considerado um ensaio relativamente simples. Ele contribui de forma satisfatória na identificação de corrosão. Além disso, apresenta um baixo custo.

O que e carbonatação mineral?

Carbonatação é um processo físico-químico que consiste na reação do dióxido de carbono (CO2) presente no ar com as rochas. A reação se desenvolve com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) e resulta em carbonato de cálcio (CaCO3), acidificando a rocha.

Como identificar carbonatação concreto?

1:234:55Suggested clip 56 secondsCarbonatação do Concreto - YouTubeYouTube

Como ocorre a carbonatação do concreto?

A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.

Qual o propósito do ensaio de profundidade de carbonatação e concentração de cloretos?

O objetivo principal desse trabalho consiste na avaliação de profundidade da frente de penetração de cloretos em uma estrutura de concreto armado, situada em uma região litorânea, em que a propensão a esse tipo de ataque por cloretos é alta.

Como medir a carbonatação do concreto?

3:054:55Suggested clip 60 secondsCarbonatação do Concreto - YouTubeYouTube

Qual o pH ideal para o concreto?

12 -14 O concreto no seu processo de cura varia o pH de 12 -14, ou seja, tem um grau elevado de alcalinidade. A medida que o tempo passa o pH do correto diminui devido a presença de umidade e não oferece a mesma proteção inicial a ferragem (ALMEIDA, 2005).

Postagens relacionadas: