Como funciona o vipassana?

Índice

Como funciona o vipassana?

Como funciona o vipassana?

Técnica de meditação vipassana O programa de meditação vipassana consiste em cursos básicos de 10 dias. Nos cursos de vipassana, os estudantes ficam em completo retiro de silêncio por nove dias e aprendem a técnica gradativamente pela observação da respiração natural (anapana) para acalmar e concentrar a mente.

Para que serve a meditação Kundalini?

O objetivo da meditação Kundalini Ela é uma meditação ativa. Segundo Osho, a Kundalini é uma energia cósmica e individual. A meditação Kundalini ajuda a limpar todas as energias emocionais negativas. Parece até um profundo banho energético que depois você sai limpo e vivo.

O que acontece quando a Kundalini desperta?

Quando a Kundalini chega ao sétimo chakra, acontece a experiência de Iluminação e Autorrealização, graças à ativação da glândula pineal. Nesse processo do despertar da Kundalini, em conjunto com a elevação do nível espiritual e a expansão da Consciência, o praticante se torna um Mestre e Iluminado.

Qual é a origem da Vipassana?

A vida começa a caracterizar-se pelo aumento da consciência, libertação de ilusões, autocontrolo e paz. Desde o tempo do Buda, a Vipassana tem sido transmitida, até ao presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores. Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar).

Quais são os pontos de concentração da Vipassana?

A vipassana promove o crescimento dos pontos de concentração, os chamados jhanas. Ao observar os quatros elementos da natureza por meio da fluidez, calor, solidez e movimento, conseguiremos esclarecimentos através de insights. O foco desse método é a concentração no agora, no momento presente.

Quem é o professor da Vipassana?

Desde o tempo do Buda, a Vipassana tem sido transmitida, até ao presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores. Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar).

Como se dedicar à meditação Vipassana?

Durante 15 a 20 minutos por dia, tire um período para se dedicar à meditação vipassana. Contudo, caso não consiga, é possível fracionar esse tempo em um minuto a cada hora do dia. Dessa forma, por apenas um minuto, tente fechar os olhos e descobrir o que você não está alcançando. É um passe livre para entender a própria natureza.

Postagens relacionadas: