Como acontece uma tempestade solar?

Índice

Como acontece uma tempestade solar?

Como acontece uma tempestade solar?

Tempestade geomagnética ou tempestade solar é uma perturbação temporária da magnetosfera da Terra causado por uma onda de choque do vento solar e/ou nuvem magnética que interage com o campo magnético da Terra. O aumento da pressão do vento solar inicialmente comprime a magnetosfera.

O que acontece em tempestades?

As tempestades são formadas quando as nuvens mais altas são carregadas com carga positiva e as mais baixas, com cargas negativas, induzindo a criação de um campo elétrico. A formação da tempestade acontece por uma separação entre nuvens.

Para que serve a tempestade?

A tempestade é a mais perfeita oportunidade que o caos nos oferece. Deveríamos agradecer ao invés de nos queixarmos. Em se tratando de viagens, a viagem mais perigosa é aquela em que não sabemos aonde queremos chegar, e tão importante quanto saber o destino é saber como vamos realizá-la.

Quais são as consequências da tempestade solar?

As consequências desse fenômeno podem ser desastrosas, como a destruição de satélites artificiais, a interferência nos serviços de telefonia, a queda de energia elétrica, a danificação de objetos eletroeletrônicos, etc. A tempestade solar também proporciona belos espetáculos luminosos: a aurora boreal e aurora austral.

Quanto tempo dura uma tempestade?

A tempestade também resulta em uma queda rápida na força da magnetosfera da Terra por um período que pode ir de 6 a 12 horas. Depois, o campo magnético se recupera gradualmente, ao longo de alguns dias. Um dos eventos que causam as tempestades geomagnéticas são as erupções solares, também conhecidas como “flares”, do termo em inglês.

Qual é a relação entre tempestade e campo magnético?

A tempestade também resulta em uma queda rápida na força da magnetosfera da Terra por um período que pode ir de 6 a 12 horas. Depois, o campo magnético se recupera gradualmente, ao longo de alguns dias.

Postagens relacionadas: