É possível prever um furacão?

Índice

É possível prever um furacão?

É possível prever um furacão?

Atualmente é impossível de prever, com antecedência maior que alguns dias, que um furacão irá atingir determinada cidade.

Como se esconder de um furacão?

Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.

Qual e a diferença entre tornados e furacões?

A diferença entre tornado e furacão encontra-se na intensidade, velocidade e área de abrangência. Em sentido figurado, podemos imaginar os furacões como grandões e “lentos”, enquanto os tornados seriam menores e mais rápidos.

Como se formam os furacões?

De acordo com especialistas, as tempestades que dão origem aos furacões se formam a partir da evaporação de água para a atmosfera. O problema é que, ao contrário das chuvas, os furacões podem durar uma semana e seus ventos costumam ultrapassar os 200 quilômetros por hora.

Quais são os fatores que empurram os furacões?

Outro fator é a circulação dos ventos que empurram os furacões. Os ventos alísios, principais ventos nas latitudes baixas tropicais, vão de leste a oeste, levando os ciclones até as costas do Caribe, do Golfo do México e dos Estados Unidos.

Por que os furacões se dissipem?

Conforme os meteorologistas, os furacões são alimentados pelas águas quentes dos oceanos e perdem a força à medida que avança pelo litoral. Dessa forma, a terra firme, que é mais fria e seca que o mar, acaba enfraquecendo seus ventos e fazendo com que eles se dissipem.

Como os furacões afetam o litoral?

Como já explicamos, enquanto está sendo alimentado, os furacões avançam e, quando se aproxima do litoral, provoca devastações. Seus ventos derrubam prédios, arrastam carros, arrancam árvores e tudo o mais que encontram pela frente, assim como como presenciamos acontecendo nas ilhas do Caribe.

Postagens relacionadas: