Quanto tempo pode atrasar a entrega de um apartamento?

Quanto tempo pode atrasar a entrega de um apartamento?

Quanto tempo pode atrasar a entrega de um apartamento?

O atraso na entrega do imóvel superior ao prazo de 180 dias é motivo para rescisão contratual pelo adquirente, com ressarcimento integral dos valores, além de multa, correção monetária e indenização por danos materiais e/ou morais.

Porque a obra está atrasada?

Problemas com fornecedores Esse é um dos principais fatores responsáveis por obra atrasada. Por isso, é essencial negociar com empresas de confiança, que você conheça ou que tenha indicações sobre o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Como a construtora entrega o apartamento?

Sala, corredor e quarto são entregues sem piso, direto na laje, como é padrão entre a maioria das construtoras. Desse modo, a escolha e aplicação do acabamento fica por conta do cliente. Nesse caso, você pode precisar adicionar uma camada de contrapiso para finalizar o acabamento e iniciar a decoração.

O que fazer quando a entrega do apartamento atrasada?

Diante do atraso na entrega de imóvel na planta, o consumidor tem duas opções:

  1. rescisão contratual e reembolso integral do valor pago pela unidade dentro de 60 dias;
  2. recebimento mensal de multa moratória correspondente a 1% do valor pago à incorporadora (com correção monetária).

Como fazer cálculo de juros é multa?

Para fazer o cálculo, deve-se considerar que o mês possui 30 dias, e, cada dia terá uma porcentagem diária de multa de, no máximo, 0,033%. Essa porcentagem deve ser multiplicada aos dias de atraso. Por exemplo, se forem 10 dias, 10 vezes 0,033%, cujo resultado é 0,33%.

Qual é o prazo para entrega de uma casa pela construtora?

De acordo com a Comissão de Defesa do Consumidor, em 2017, foi aprovado uma liminar que limita em até 180 dias o prazo para a incorporadora entregar o imóvel ao comprador. Durante esse prazo, não incide nenhuma penalidade sobre o incorporador.

O que fazer se a construtora não entregar o imóvel no prazo?

Atrasar a entrega de uma obra e prejudicar o contratante, de forma que ele tenha gastos adicionais, é passível de indenização por danos materiais.

Quanto tempo uma construtora pode atrasar a obra?

Mas finalmente, quanto tempo a construtora pode atrasar a obra? 180 (cento e oitenta) dias corridos é o prazo aceito pelos tribunais. Assim, a jurisprudência firmou-se no sentido de que a cláusula que permite o atraso de obra por cento e oitenta dias não se revela abusiva, desde que fixada em dias corridos.

O que fazer se a construtora não entrega o imóvel no prazo?

Se a construtora atrasa a entrega do imóvel comprado, o consumidor tem de arcar com mais meses de aluguel. Esse valor deve ser ressarcido, desde que devidamente comprovado.

Qual o valor da multa por atraso?

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda.

Quanto tempo dura a construção de uma casa?

Isto é muito relativo e pode variar de alguns poucos meses a muitos anos. É preciso levar em conta vários fatores como o tamanho da casa, quantidade de profissionais trabalhando, interrupções, condições do tempo, disponibilidade de materiais de construção, entre outros. Eu construí uma casa de 160 metros quadrados em aproximadamente 4 meses.

Qual a importância da construtora para o comprador do imóvel?

Desta forma, a construtora é responsável, num prazo de cinco anos, pelos problemas apresentados na estrutura do imóvel e é ela quem deve responder e resolver os danos causados ao proprietário. Outra segurança para o comprador do imóvel está na norma ABNT NBR 15.575, também chamada de ‘norma de desempenho’.

Qual a importância da construção de um imóvel?

A construção de um imóvel se constitui numa obrigação de resultados em que o comprador espera pela perfeição técnica da obra, bem como pela sua solidez e segurança. Antes de receber as chaves do imóvel, é fundamental perceber se existem vícios ou irregularidades que possam comprometer a construção.

Quais são os defeitos de uma obra?

- Defeitos - são falhas que podem "afetar a saúde e segurança do consumidor", como por exemplo: uso de produtos tóxicos, como tintas fora dos padrões de segurança, azulejos e pastilhas que descolam, dentre outros. De acordo com o artigo 618 do Código Civil, o construtor responde pela solidez e segurança da obra pelo prazo de cinco anos.

Postagens relacionadas: