O que acontece quando se forma um furacão?

Índice

O que acontece quando se forma um furacão?

O que acontece quando se forma um furacão?

Os furacões nascem quando a água dos oceanos atinge temperaturas superiores à 26 °C e evapora. Ao subir, esse vapor encontra camadas mais frias e forma grandes nuvens de tempestades. Durante esse processo, a pressão atmosférica diminui e começa a atrair massas de ar para partes mais altas do céu.

O que acontece quando o furacão atinge o continente?

Os furacões, quando alcançam o continente, podem causar muita destruição. Formados sempre nas águas dos oceanos, os furacões são ciclones tropicais, assim como os tufões. A origem desses fenômenos meteorológicos é a mesma das chuvas.

Como se forma um furacão na Terra?

Eles surgem quando as águas dos oceanos tornam-se mais quentes – com temperaturas iguais ou superiores a 27ºC – e há um elevado índice de evaporação, com a produção de uma grande quantidade de umidade, que será, depois, convertida nas massas de ar que formam os furacões.

Como se forma um furacão?

Como se forma? Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), um furacão forma-se quando há o encontro entre um centro de baixa pressão e águas que apresentam temperatura acima de 26°C, sobre os oceanos tropicais. Esse encontro possibilita o aumento da evaporação das águas oceânicas.

Quais são as consequências do furacão?

A exceção, talvez, tenha sido o furacão Catarina que atingiu o sul do Brasil no Atlântico Sul, em uma zona temperada, no ano de 2004. Naquela ocasião, houve uma série de anomalias que contribuiu para o aquecimento incomum das águas da região.

Como surgem os furacões?

O que é um furacão? Um furacão é um sistema circular de movimentação de ar, em uma velocidade superior a 105 km/h e com diâmetro de centenas de quilômetros, resultante da formação de um sistema de baixa pressão sobre regiões oceânicas.

Qual é a intensidade dos furacões?

A intensidade dos furacões é medida segundo a escala Saffir-Simpson, criada em 1970 pelo engenheiro Hebert Saffir e o diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, naquele período. A escala descreve a categoria, os danos e a velocidade dos ventos. As categorias vão de 1 a 5, e os danos, de mínimos a catastróficos.

Postagens relacionadas: