Quais são as diferenças entre furacão e tornado?

Índice

Quais são as diferenças entre furacão e tornado?

Quais são as diferenças entre furacão e tornado?

A diferença entre tornado e furacão encontra-se na intensidade, velocidade e área de abrangência. Em sentido figurado, podemos imaginar os furacões como grandões e “lentos”, enquanto os tornados seriam menores e mais rápidos.

Como funcionam os furacões?

Os furacões possuem um centro de circulação fechada, no qual os ventos sopram para dentro, em torno dele. Essa circulação é diferente nos dois hemisfério s. No Hemisfério Norte, os ventos giram no sentido anti-horário, e no Hemisfério Sul, no sentido horário. Para serem classificados como um furacão, os ventos precisam estar acima de 119 km/h.

O que aconteceu com o furacão do Rio de Janeiro?

O furacão atingiu a categoria 5, portanto, foi capaz de provocar danos catastróficos. Os ventos chegaram a 297 km/h na região do Caribe. Esse furacão formou-se dia 30 de agosto de 2017 e inicialmente foi classificado na categoria 2. Cerca de 24 horas depois, passou para a categoria 3, até atingir a categoria 5, em 5 de setembro.

Como se forma um furacão?

Como se forma? Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), um furacão forma-se quando há o encontro entre um centro de baixa pressão e águas que apresentam temperatura acima de 26°C, sobre os oceanos tropicais. Esse encontro possibilita o aumento da evaporação das águas oceânicas.

Qual foi o primeiro furacão a ser registrado no Atlântico Sul?

Alguns estudiosos discordam que a tempestade tropical seja classificada como furacão, contudo essa foi classificada na categoria 2 e seus ventos atingiram cerca de 180 km/h. O furacão Catarina, como foi chamado, foi o primeiro a ser registrado oficialmente no Atlântico Sul.

Postagens relacionadas: