O que é ganhar uma causa?

Índice

O que é ganhar uma causa?

O que é ganhar uma causa?

Quando um advogado aceita defender os interesses do seu cliente, ele utilizará todos os recursos disponíveis para obter sucesso. Conhecimento jurídico, provas, teses, argumentos, testemunhas entre outros. Porém, em nenhum momento ele poderá afirmar ao cliente que esta é uma causa ganha.

Como saber se um processo chegou ao fim?

Sim. No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como o advogado pode cumprir o dever de informação na relação com o cliente?

Em sua essência, o dever de informar consiste em manter o cliente integralmente a par dos riscos e consequências de sua pretensão, bem como da estratégia e dos andamentos relevantes. Com isso, o cliente estará apto a tomar decisão com base em todo o contexto envolvido.

O que é um processo encerrado?

Um processo é encerrado quando todos os procedimentos exigidos em decorrência do assunto nele tratado foram tomados. A condição de encerrado ocorre quando do arquivamento do processo no Arquivo Geral de Processos.

Quais são as situações em que o advogado pode causar prejuízos a seu próprio cliente?

Verificamos que são inúmeras as situações em que o advogado, no exercício de seu munus, pode vir a causar prejuízos a seu próprio cliente, também analisamos que a responsabilidade civil designa o encargo que alguém tem de reparar os danos resultantes da violação de um dever jurídico estabelecido em contrato ou lei.

Por que o advogado não é responsável pelo resultado da demanda?

Ou seja, o advogado não é responsável pelo resultado da demanda, pois a decisão compete ao juiz e não a ele. É o advogado, entretanto, responsável pela boa utilização dos meios legais que estiverem a seu alcance para convencer o julgador de que o direito protege seu cliente (p. 17).

Qual é o direito do advogado a aceitar ou recusar a causa que o cliente lhe propõe?

Por isso que o advogado tem o direito de aceitar ou recusar, com ampla liberdade e sem explicações, a causa que o cliente lhe propõe patrocínio, com exceção, evidentemente, da assistência judiciária gratuita (p. 31).

Por que seu advogado não pode prometer isso?

A Advocacia é considerada como uma profissão de "meio", e não de "resultado". Ou seja, o advogado não pode prometer ao cliente nenhum resultado, mas tão somente que irá se empenhar, ao máximo, para o…

Postagens relacionadas: