Quando se retira o menisco?

Índice

Quando se retira o menisco?

Quando se retira o menisco?

Porque é feita a retirada do menisco? Há várias razões. O mais comum, no caso das lesões de menisco, é que elas ocorram através de um trauma, como por exemplo, uma entorse de joelho. Por isso, é tão comum que atletas, como jogadores de futebol, tenham lesões no menisco.

Como tratar uma lesão do menisco sem cirurgia?

Quando se opta por se tratar uma lesão do menisco sem cirurgia, além de recursos da fisioterapia, pode-se também utilizar a infiltração do joelho com corticoides associados ou não ao ácido hialurônico no arsenal terapêutico. A taxa de sucesso gira em torno de 50 a 60%.

Quais são as causas das lesões do menisco?

As lesões do menisco normalmente surgem devido a uma pancada forte no joelho, como acontece em vários tipos de esporte, como futebol, basquetebol ou tênis. No entanto, existem algumas situações do dia-a-dia que também podem lesionar o menisco como: Prender o pé enquanto se caminha.

Como reparar o menisco?

A cirurgia para reparar o menisco normalmente é feita com anestesia local, com artroscopia, onde o médico faz apenas 3 furinhos no joelho, por onde entram os equipamentos necessários para costurar ou remover a parte quebrada do menisco. O cirurgião pode optar por estas das formas de tratamento:

Quanto tempo dura a recuperação do menisco?

Remover a parte afetada do menisco, mantendo a parte sadia para evitar que se forme artrose precocemente. Não é necessário ficar internado no hospital mas o tempo de recuperação varia de 2 a 3 semanas, para o menisco medial, e de 2 meses, para o menisco lateral.

Postagens relacionadas: