O que acontece se um avião e atingido por um raio?

Índice

O que acontece se um avião e atingido por um raio?

O que acontece se um avião e atingido por um raio?

Quem está dentro de um avião não sofre com a descarga elétrica de um raio devido ao conceito da Gaiola de Faraday. De maneira simplificada, a fuselagem metálica do avião forma um invólucro que conduz a eletricidade à sua volta, mantendo quem está do lado de dentro seguro.

Como um avião é atingido por um raio?

Consequentemente, voar em meio a um temporal pode ser algo ainda mais aterrorizante para estas pessoas já que seu avião pode ser atingido por um raio, pode ocorrer turbulência, falha humana e tempestades… E por falar em tempestades, uma das características mais comuns desses fenômenos atmosféricos é a ocorrência de raios.

Por que os raios atingem as extremidades de um avião?

Você pode simplesmente não ter percebido que foi realmente uma descarga elétrica que atingiu seu avião. Os raios geralmente atingem uma das extremidades de um avião (como a ponta das asas ou o nariz) e viajam pelo corpo da aeronave até sair por outra extremidade.

Por que as aeronaves estão protegidas contra raios?

Equipamento preparado: aeronaves estão protegidas contra raios. Especialistas em aviação e segurança de voo são unânimes em afirmar que as aeronaves estão protegidas contra raios. Na verdade o que garante grande parte da segurança é o material utilizado para confeccionar as aeronaves: o alumínio.

Como funcionam os aviões?

Na prática, aviões funcionam como gaiolas. Eles possuem fuselagem metálica e criam um campo eletrostático. Quando um raio atinge a carcaça, esta conduz a eletricidade apenas na parte externa, e ela logo se dissipa. Como na Gaiola de Faraday, o interior permanece intacto.

Postagens relacionadas: