Quais cuidados são tomados em uma usina nuclear?

Índice

Quais cuidados são tomados em uma usina nuclear?

Quais cuidados são tomados em uma usina nuclear?

As usinas contam ainda com duas barreiras protetoras que protegem fisicamente o reator: uma externa, de concreto, e outra interna, de aço. Essas paredes de contenção protegem as usinas contra fatores externos, como terremotos, maremotos, inundações e explosões, e também o aumento de pressão no interior da usina.

Quais são as vantagens é desvantagens do uso de energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da usina nuclear
VantagensDesvantagens
Produz baixa quantidade de resíduos e dejetosAquecimento da água do mar quando a parcela utilizada no processo é devolvida ao oceano
Não emite gases poluentes na atmosferaRiscos de contaminação e longa permanência do lixo nuclear no meio ambiente

Como ocorre a geração de eletricidade na usina nuclear?

Usina nuclear é uma instalação onde ocorre a geração de energia termelétrica por meio do processo de fissão nuclear e produção de vapor d’água, responsável pelo acionamento das turbinas geradoras. A fissão acontece no núcleo do reator nuclear, dispositivo de maior importância de uma usina.

O que é uma usina nuclear e como ela funciona?

As usinas nucleares são fundamentais para o abastecimento elétrico de muitos países, em especial aqueles nos quais fontes como a água, a luz solar e os ventos possuem baixo potencial energético ou apresentam baixa disponibilidade. Elas representam cerca de 10% da matriz energética mundial.

Quais são as desvantagens de uma usina nuclear?

Há locais em que a exploração da energia nuclear são altamente vantajosas, como na Sibéria, onde a alternativa seria o uso do carvão. A principal desvantagem de uma usina nuclear está nas consequências dos acidentes.

Qual a origem da energia nuclear no Brasil?

A maior parte da energia gerada hoje é de origem hidráulica, chega a 65%. O Brasil tem duas plantas nucleares em atividade, Angra I, que gera 640 MW e Angra 2, com capacidade e geração de 1.350 MW. Os estudos para a produção da energia nuclear no brasil começaram em 1968.

Postagens relacionadas: