Por que as caldeiras sofrem incrustações?

Índice

Por que as caldeiras sofrem incrustações?

Por que as caldeiras sofrem incrustações?

Os principais responsáveis pela formação de incrustações em caldeiras são: – Sais de cálcio e magnésio (dureza), principalmente o carbonato de cálcio (CaCO3) e o sulfato de cálcio (CaSO4).

Qual é a função da caldeira?

Com isso, ocorre o vazamento da água da caldeira (pressurizada) para a fornalha (não pressurizada), que causa a evaporação e expansão (aumento do volume específico) instantânea do vapor. Uma reação brutal capaz de disparar uma caldeira.

Como funciona a alimentação da água na caldeira?

A alimentação de água na caldeira é a reposição da água que é transformada em vapor pela caldeira. Caso não haja reposição, a quantidade de água dentro da caldeira diminui e os tubos superaquecem, causando danos na estrutura e possíveis acidentes.

Como funciona a dinâmica térmica da caldeira?

Com isso, ocorre o vazamento da água da caldeira (pressurizada) para a fornalha (não pressurizada), que causa a evaporação e expansão (aumento do volume específico) instantânea do vapor. Uma reação brutal capaz de disparar uma caldeira. Os tubos se mantêm superaquecidos, porém sem rompimento.

Como a água evapora na caldeira?

Imaginando a “dinâmica térmica” da situação, a combustão fornece calor para os tubos, que são resfriados pela água, que absorve o calor, aquece, evapora e transforma em vapor. Conforme a água evapora, ela é reposta pelo sistema de alimentação da caldeira, que mantém o nível dentro dos limites alto e baixo aceitáveis.

Postagens relacionadas: