O que aconteceu quando uma estrela morre?

Índice

O que aconteceu quando uma estrela morre?

O que aconteceu quando uma estrela morre?

Anã branca Se quando uma estrela morre esse for o caso, ela se expande, crescendo e eventualmente se transforma novamente, tornando-se uma gigante vermelha. Em vez de morrer, o processo recomeça; só que agora a anã branca começa um novo estágio como gigante vermelha.

Como as estrelas nascem e como elas morrem?

“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.

Como as estrelas morrem?

Se uma estrela possui apenas metade da massa do Sol, ou 0,5 massa solares, ela não colapsa sobre si mesma quando morre. Esta estrela se transforma em uma anã branca. O processo depende do seu equilíbrio e da capacidade do corpo celeste evoluir em novos estágios.

Qual é o processo de morte de uma estrela?

O processo de morte de uma estrela é semelhante ao conceito de reencarnação. As estrelas na verdade nunca morrem, mas a matéria nelas contidas aglutinam-se por um grande período de tempo antes de se desfazer em seguida.

Por que a estrela se transforma em uma gigante vermelha?

Entretanto, a atmosfera da estrela nesse momento se expande bastante, transformando a estrela em uma gigante vermelha. Ela cresce tanto nesse processo que os planetas mais próximos são engolidos (isso acontecerá com o próprio Sol e seus planetas mais próximos, como Mercúrio, Vênus, e talvez a Terra).

Por que as estrelas são tão desafiadoras para os cientistas?

No caso de estrelas ainda mais massivas, o núcleo se transforma em um buraco negro, um dos objetos cósmicos menos compreendidos que existem, pois são estupidamente massivos, devoram objetos que chegam perto demais, e são invisíveis porque engolem até mesmo as partículas de luz (se a luz não escapa dele, não podemos enxergá-lo).

Postagens relacionadas: