Como surgiu o nome velcro?
Como surgiu o nome velcro?
Para ele, a textura do tecido (feito de nylon) parecia veludo. E em francês, gancho é “crochet”. Combinando as duas palavras – veludo e crochet – de Mestral chamou sua invenção de velcro (que não se refere a produtos em geral, e sim à marca VELCRO®, como o site da empresa se apressa em apontar).
Como o velcro?
Como funciona o Velcro? Atualmente, o velcro é feito de nylon e poliéster, e é utilizado massivamente pela indústria da moda. Ele funciona com duas tiras de material, uma com muitos ganchos minúsculos e outra com muitos laços finos. Assim, os ganchos se prendem a esses laços e ficam unidos.
Em que o velcro foi inspirado?
Pode parecer surpreendente para alguns, mas o velcro foi criado com base em observações da natureza. Em 1941, George de Mestral (um engenheiro suíço) percebeu que seu cachorro estava coberto de pequenas plantas Arctium.
Como é fabricado o velcro?
Atualmente, o velcro é feito de nylon e poliéster, e é utilizado massivamente pela indústria da moda. Ele funciona com duas tiras de material, uma com muitos ganchos minúsculos e outra com muitos laços finos. Assim, os ganchos se prendem a esses laços e ficam unidos.
Qual a origem do velcro?
A palavra "velcro" veio da fusão de duas palavras francesas: velours, que significa veludo; e crochet, que significa gancho. Na época, o surgimento do velcro não parecia interessante para os fabricantes de roupa, mas com seu uso em 1967 pela NASA, o produto decolou.
Quais são as vantagens do uso do velcro?
Após a criação da sua empresa, abriu lojas em diferentes países, incluindo Canadá, Holanda, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália. Em 1957 abriu o centro têxtil de Manchester em New Hampshire e foi aí que o seu produto começou a ganhar popularidade. Uma das vantagens do uso do velcro é o livre manuseamento.
Quem inventou o velcro?
Portanto, Velcro é o nome da marca dona da patente do mecanismo com fixação por sistema de gancho e argola. O velcro foi inventado em 1948 pelo engenheiro e eletricista suíço Georges De Mestral, que patenteou a ideia em 1955.