O que faz o óleo no carro?

Índice

O que faz o óleo no carro?

O que faz o óleo no carro?

A mais óbvia é lubrificar as peças do motor, permitindo que ele trabalhe com menor atrito e mais fluidez. Mas além desta função óbvia, existem outras. O óleo também serve para manter a temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Se o motor superaquecer, ele sofre uma sobrecarga que pode fundi-lo.

Quanto tempo dura o óleo do motor de carro?

Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.

Qual o prazo para troca de óleo?

“O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário”, ressalta o técnico. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano).

Qual a função do óleo no motor?

O óleo é responsável por lubrificar os componentes do motor, reduzindo o atrito entre as peças e consequentemente o desgaste das mesmas, melhorando a eficiência do motor.

Quais são os mitos e verdades sobre o óleo do seu carro?

Todos sabem que o óleo do motor deve ser trocado regularmente e que esse componente é essencial para a saúde do motor do seu carro. Porém muitas dúvidas ainda surgem. Por isso explicamos aqui alguns mitos e verdades sobre o óleo do seu carro. + Amortecedor recondicionado vale a pena? + Protetor de cárter: preciso instalar no meu carro?

Quando trocar o óleo do motor?

Vale lembrar que o prazo de troca e o tipo de óleo a ser usado variam de acordo com o modelo. Em geral, a troca do óleo do tipo sintético deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10.000 km. E sempre que fizer a troca, substitua também o filtro de óleo do motor.

Por que usar óleo de carros em motos pode causar problemas na embreagem?

Por isso, usar óleo de carros em motos pode ocasionar problemas na embreagem desta. Aditivos melhoram o desempenho do motor? Os aditivos avulsos não são recomendados pelos fabricantes, pois seu uso pode desbalancear a formulação do óleo, ocasionando borra ou, em casos extremos, lubrificação ineficiente do motor.

Postagens relacionadas: