O que se faz no CAPS?

Índice

O que se faz no CAPS?

O que se faz no CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em ...

Qual é o significado da palavra caps?

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.

Quais são os cap?

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

Quem pode ser atendido em um CAPS?

Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

O que é necessário para ser atendido no CAPS?

6. COMO SE FAZ PARA SER ATENDIDO NOS CAPS? Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

Para que serve o CAPS Infanto-juvenil?

Serviço de atenção psicossocial para atendimento destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais; bem como o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Quantos tipos de CAPS existem no Brasil?

Atualmente existem seis tipos de CAPS, segundo porte/complexidade dos atendimentos e abrangência populacional: CAPS I: Funcionamento: de 08 às 18 horas, em 02 (dois) turnos, durante os cinco dias úteis da semana. População municipal: Entre 20.000 e 70.000 habitantes.

O que é preciso para ser atendido no CAPS?

6. COMO SE FAZ PARA SER ATENDIDO NOS CAPS? Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

Quando encaminhar um paciente para o CAPS?

Encaminhamento para Atenção Psicossocial Especializada

  • Transtorno por uso de substância moderado a grave, com desejo de realizar tratamento e após esgotados os recursos disponíveis na APS, ou.
  • Transtorno grave em mulheres durante a gravidez e/ou lactação, ou.
  • Paciente com ideação suicida persistente.

Quais as modalidades de atendimento do CAPS?

Modalidades de CAPS

  • CAPS I – Destinado a um território com população entre 20.000 (vinte mil) e menos de 70.000 (setenta mil) habitantes (critério para implantação) e é referência para um território com população de até 50.000,00 (cinqüenta mil) habitantes.
  • CAPSi – Elaborado para focar crianças e adolescentes.

O que é o Caps e para que serve?

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Qual o objetivo dos CAPS?

A equipe profissional do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

Onde funciona o CAPS 2?

O Caps II - Carlos Augusto da Silva (Magal) funciona na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.390, fundos – Manguinhos e atende as áreas de Manguinhos, Maré, Benfica e Tuiuti (AP 3.1). A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade.

Quais são os direitos do CAPS?

Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico. É importante destacar que pessoas com transtornos mentais possuem direitos, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde, e estes devem ser observados pela sociedade.

Postagens relacionadas: