O que é a ontologia?

Índice

O que é a ontologia?

O que é a ontologia?

Na Filosofia, o termo Ontologia possui sua origem na Metafísica, segundo Aristóteles é a Filosofia Primeira que trata do estudo do ser enquanto ser. Apropriando-se da obra de Chauí (2003), a palavra ontologia é formada por outras duas: onto que significa “o Ser” e logia, “estudo ou conhecimento”.

O que significa ontológico no dicionário?

Significado de Ontológico adjetivo Refere-se à ontologia, ao ramo da metafísica que analisa as coisas existentes no mundo, a natureza do ser e a realidade. [Filosofia] Contrário ao ôntico, à existência concreta; refere-se ao sujeito em si mesmo, em sua complexidade irrestrita e indispensável.

Qual a diferença entre ôntico e ontológico?

Em resumo: ôntico diz respeito aos entes em sua existência própria; ontológico diz respeito aos entes tomados como objetos de conhecimento.

O que quer dizer a palavra antropocêntrica?

1. Que considera a criação como feita expressamente para o homem. 2. Relativo ao antropocentrismo.

Qual é o conceito de ontologia no serviço social?

é a atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto, [...] comum a todas as suas formas sociais (MARX, 1983, p. 149).

Quais são os princípios de ontológicos?

Diz-se que algo é ontológico quando, do ponto de vista filosófico, aborda questões relacionadas ao ser. Assim, o adjetivo pode se referir a afirmações, perguntas, características, etc. Exemplos: “Saber a natureza e o lugar da consciência no mundo físico constitui uma pergunta ontológica fundamental…”

O que é teocêntrica e antropocêntrica?

Antropocentrismo. Ao contrário do teocentrismo, no antropocentrismo, a centralidade está no ser humano. Todo universo passa a ser pensado, avaliado e reavaliado a partir da visão e percepção racional humana.

Por que utilizar uma ontologia?

Por que utilizar uma ontologia? Embora tenhamos evoluído muito na busca por aperfeiçoamento, a humanidade não explorou nem 10% do possível. Muito disso acontece porque estamos limitados aos recursos e aos modos de pensar de cada época.

Qual a diferença entre ontologia de coisas e ontologias de fatos?

Isto se reflete em uma caracterização linguística aproximada desta diferença, na qual os sujeitos e objetos de uma afirmação se referem a coisas enquanto a afirmação como um todo se refere a um fato. O reísmo é uma forma de ontologia de coisas. Franz Brentano desenvolveu uma versão do reísmo em sua filosofia posterior.

Qual é a classificação da ontologia na filosofia?

No século XIX, a ontologia foi transformada por neoescolásticos na primeira ciência racional que abordava os gêneros supremos do ser. A corrente filosófica conhecida como idealismo alemão, de Hegel, partiu da ideia de autoconsciência para recuperar a ontologia como "lógica do ser".

Qual a diferença entre ontologia elogia?

Tendo-se em conta que "onto", do grego, vem a significar indivíduo ou ser, e "logia", que comumente significa estudo, tem-se que " ontologia " vem a ser o estudo investigativo e comparativo do indivíduo - aqui tido como exemplar da espécie humana - frente aos demais seres vivos, passando pela sua concepção, criação, evolução e extinção.

Postagens relacionadas: