Qual significado da NR10?

Qual significado da NR10?

Qual significado da NR10?

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Quais os principais pontos da NR10?

Principais tópicos da NR-10

  • Medidas de controle.
  • Medidas de proteção coletiva.
  • Medidas de proteção individual.
  • Segurança em projetos.
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção.
  • Segurança em instalações elétricas desenergizadas.
  • Segurança em instalações elétricas energizadas.
  • Trabalhos envolvendo alta tensão (AT)

Qual o significado de NR10 e NR 35?

De forma geral, a NR 35 estabelece as responsabilidades do empregador e do trabalhador. Para definir situações específicas de risco, a NR 35 se relaciona com praticamente todas as demais Normas Regulamentadoras. Assim, a NR 10 diz como ter segurança em instalações elétricas em altura, por exemplo.

Qual é o campo de aplicação da NR10?

Qual a aplicação da NR-10? Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Quais são os tipos de isolação de acordo com a NR10?

Tipos de isolações: Básica: aplicada às partes vivas para assegurar um mínimo de proteção. Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica.

O que é NR 5 10 17 35?

A norma NR5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Quem é a pessoa habilitada para dar treinamento de direção defensiva?

Na resolução nº 168 do Contran estabelece que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem oferecer direção defensiva na formação de condutores. Assim, como adiantamos, o curso deve ser ministrado para motoristas de veículos de duas rodas ou mais, como carros, ônibus e caminhões, por exemplo.

Qual o objetivo do treinamento NR 10?

O Curso de Qualificação Profissional – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR 10 tem por objetivo estabelecer requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou ...

Qual o campo de aplicação?

O campo de aplicação é literalmente onde o contador vai trabalhar. O objetivo é o que o contador vai fazer e o objeto é sobre o que o contador vai trabalhar.

O que é e para que serve a NR-10?

A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

O que é a NR-10 e quais são as consequências para as empresas?

As empresas que descrumprirem as obrigações previstas pela norma estão sujeitas a multas e penalizações. Dessa forma, a NR-10 tem por objetivo eliminar ou, ao menos, diminuir qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em função de risco envolvendo energia elétrica.

Qual foi a primeira revisão da NR-10?

Com isso, a NR-10 foi revisada pela Portaria SSMT n° 12, de 6 de junho de 1983. A principal alteração dessa primeira revisão diz respeito à inclusão da referência às normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, supletivamente, às normas internacionais vigentes.

Por que a NR 10 é tão importante para o emprego?

Com o objetivo de solucionar esta problemática, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR 10 no ano de 1978. Contudo, logo nos anos seguintes, foi constatada a necessidade de atualizar a Norma, pois os números de acidentes envolvendo trabalhadores nestas instalações e serviços no país permaneciam alarmantes.

Postagens relacionadas: