Não deve usar o nome de Deus em vão?

Índice

Não deve usar o nome de Deus em vão?

Não deve usar o nome de Deus em vão?

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

Quando usam o nome de Deus em vão?

Mas, também outras formas de “tomar o nome de Deus em vão” é quando falamos, pronunciamos Seu nome de maneira leviana. Exemplo: numa piada, utilizando expressões mundanas, como “pelo amor de Deus”, “ai meu Jesus”, em muitas vezes dizem “Jesuis”, “juro por Deus”, “Deus me livre”.

Por que não deve ser invocado o nome de Deus em vão?

Escreve ainda o Catecismo: “O segundo mandamento proíbe o abuso do nome de Deus, isto é, todo o uso inconveniente do nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de todos os santos” (§2146). Dentro desse aspecto dos abusos aos nomes santos, que incluem os nomes de Deus, da Virgem Maria e dos santos, está o pecado de blasfêmia.

Por que ninguém pode dar nome a Deus?

Ninguém pode compreender totalmente a natureza de Deus e muito menos tem poder sobre Ele. Por isso ninguém pode dar nome a Deus. No máximo, as pessoas poderiam dar títulos a Ele, como “Senhor dos Exércitos” ou “Todo Poderoso”. Por isso foi preciso que o próprio Deus contasse a Moisés como deveria ser chamado.

Qual é o mandamento do eterno para não tomar o nome do seu Deus em vão?

O Eterno também, complementando o mandamento para não tomar o nome do Senhor teu Deus em vão, esclareceu ao povo de Israel, por meio de Moisés: E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado.

O que diz a Bíblia sobre o nome do Senhor?

Vamos começar este estudo bíblico lendo os versos de referência. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.

Postagens relacionadas: