O que são medicamentos ototóxicos?

O que são medicamentos ototóxicos?

O que são medicamentos ototóxicos?

O que são Medicamentos Ototóxicos? As drogas ototóxicas são aquelas capazes de lesar estruturas da orelha interna, impactando negativamente suas funções auditiva e do equilíbrio.

Qual medicamento causa Ototoxicidade?

A lista de medicamentos ototóxicos engloba mais de 200 drogas, mas as mais comuns são: AMINOGLICOSÍDEOS - São antibióticos de atividade bactericida, como a estreptomicina (usado no tratamento da tuberculose), a Di-hidroestreptomicina, Neomicina, Kanamicina, Amicacina, Gentamicina.

Qual remédio pode causar zumbido no ouvido?

Remédios antibióticos, para o câncer, hipertensão arterial, doenças neurológicas e mesmo alguns considerados mais inofensivos, como o AAS (Aspirina), podem causar zumbido e perda auditiva. Entre os antidepressivos que podem causar zumbido no ouvido, estão a Imipramina, a Amitriptilina, o Citalopram e a Bupropiona.

O que é perda auditiva Ototoxica?

Ototoxicidade (ototoxicose) pode ser definida como a perda da função auditiva e/ou vestibular decorrente de lesões da orelha interna, originada por substâncias químicas (medicamentos ou outros produtos industrializados).

O que é bom para acabar com zumbidos?

terapia de reciclagem do zumbido (TRT), biofeedback, terapia cognitivo comportamental e técnicas de relaxamento também podem ajudar. Algumas dessas técnicas buscam encobrir ou "mascarar" o zumbido nos ouvidos através da música ou usam dispositivos que treinam o cérebro do paciente para buscar não ouvir mais o zumbido.

Qual substância mostra seus efeitos negativos na audição do trabalhador e são detectados até mesmo mais rápido do que a exposição ao ruído?

Substâncias ototóxicas: Perdas auditivas por exposição a agentes químicos. Trabalhadores expostos a substâncias ototóxicas podem desenvolver sérias doenças auditivas levando até a sua perda, mesmo sem exposição a níveis de ruído elevado.

Quem tem zumbido no ouvido pode tomar antidepressivo?

Muitos pacientes que fazem uso de medicamentos antidepressivos podem desenvolver o zumbido no ouvido através disso. Geralmente, esse tipo específico causado por uso de remédios pode ser temporário e acontece através da mudança nos níveis de neurotransmissores, como é o caso da serotonina, o mais comum e conhecido.

O que a otosclerose pode causar?

A causa é um distúrbio no metabolismo do flúor/cálcio. Ocorre em pessoas da mesma família, com prevalência para o sexo feminino após a puberdade. Quais são os sintomas da otosclerose? O sintoma principal da otosclerose é perda de audição uni ou bilateral progressiva, zumbidos e raramente tonturas.

Tem tratamento para cura de otosclerose?

Não existe uma cura completa para a otosclerose, mas existem alguns tratamentos que podem ajudar a desacelerar ou superar a perda auditiva devido à otosclerose. É o caso, por exemplo, do uso de medicamentos e do uso de aparelhos auditivos, que facilitam no entendimento do som.

Qual a principal causa ocupacional da otite média não supurativa?

Essas doenças são provocadas principalmente por exposição a ruídos, agentes químicos (solventes orgânicos e metais pesados), radiações ionizantes (principalmente relacionadas a raios-x) ou até mesmo por traumatismos cranianos (com ou sem fratura de osso temporal).

Quais os efeitos da ototoxicidade?

É difícil distinguir entre danos nos nervos e danos estruturais devido à semelhança dos sintomas. O diagnóstico de ototoxicidade, normalmente, resulta da exclusão de todas as outras possíveis fontes de perda auditiva e é, muitas vezes, da explicação dos sintomas. As opções de tratamento variam, dependendo do paciente e o diagnóstico.

Quais são os tipos de medicamentos ototóxicos?

Os diuréticos da ansa ou de alça como o diurético furosemida estão associados a ototoxicidade, particularmente quando exceder as doses de 240 mg por hora. A substância acido ethacrynic tem uma associação com a ototoxicidade, portanto é recomendado apenas para pacientes com alergia a sulfa.

Quais antibióticos podem causar ototoxicidade?

Antibióticos da classe aminoglicosídeo s, como a gentamicina e a tobramicina, podem produzir ototoxicidade através de mecanismo que ainda não foi completamente compreendido. Ele pode ser resultado da ligaçâo aos receptores NMDA na cóclea e danificar os neurônios através de excitotoxici dade.

Postagens relacionadas: