Porque o mosaico existe?

Índice

Porque o mosaico existe?

Porque o mosaico existe?

Origem do mosaico Com a propagação do cristianismo veio uma explosão dessa arte em igrejas e outras casas de culto. Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas. O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde a Antiguidade até os dias atuais.

Qual é a origem do mosaico?

O registro mais antigo da data de mosaicos feitos foi em 3.500 a.C., na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. O "Estandarte de Ur" compõe-se de dois painéis retangulares de 55 cm, feitos de arenito avermelhado e lápis-lazúli.

Quais são as peças utilizadas em um mosaico?

Nos anos cinqüenta e sessenta do século XX, a moda era a utilização de pastilhas de azulejos nos pisos e paredes das construções, e na década de noventa a utilização do vidrotil na arte do mosaico.

Quais são os mosaicos mais notórios no Brasil?

Um dos exemplos mais notórios no Brasil, são os mosaicos em forma de ondas na calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além da calçada de Copacabana podemos encontrar diversos mosaicos nas igrejas, museus, avenidas, palácios do Brasil e em peças de artesanato.

Por que os mosaicos são considerados uma arte menor?

Com a chegada da modernidade, os mosaicos foram sendo substituídos por diversas técnicas de pintura e escultura, ao mesmo tempo que fora categorizado como uma “arte menor”, ao lado do artesanato e da tapeçaria. Todavia, na contemporaneidade muitos artistas retomaram a construção de mosaicos, sobretudo nos murais, ...

Postagens relacionadas: