O que os parabenos causam?

Índice

O que os parabenos causam?

O que os parabenos causam?

De acordo com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, os parabenos podem desencadear alergias, irritações e sensibilidade cutânea devido à ação antibacteriana e antifúngica, que a substância possui.

Quais são parabenos?

Os parabenos são elementos utilizados como conservantes em produtos cosméticos, alimentícios e até mesmo em medicamentos. Estão presentes em uma infinidade de itens que usamos no dia a dia, como shampoos, lenços umedecidos, cremes, maquiagens, hidratantes, desodorantes.

O que é Petrolatos e parabenos?

Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.

Quais são os Petrolatos?

O que são os petrolatos? Petrolatos são derivados do petróleo cru que, após a desparafinação (retirada da parafina) de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. É usado em remédios, cosméticos e produtos para cabelos, graças ao seu baixo custo.

O que são os Petrolatos?

O que é petrolato? Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a desparafinação (retirada de parafina) de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor. Além disso, por causa de seu baixo custo, ele é muito utilizado em remédios, produtos para cabelo e cosméticos.

O que são e para que servem os parabenos?

Os parabenos são conservantes utilizados para proteger as formulações dos produtos da proliferação de fungos, bactérias e prolongar sua vida útil. Muito presentes, ainda, na indústria cosmética, em itens para rosto, corpo e cabelo, essas substâncias são constantemente relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças, como câncer de mama.

Por que os parabenos são proibidos no Brasil?

Mesmo ainda sendo um composto controverso, ele não é proibido no Brasil. Em contrapartida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou uma concentração máxima de 0,4% de cada parabeno e 0,8% de parabenos totais em um produto.

Qual a importância dos parabenos para a saúde?

Segundo a médica, como os parabenos são conservantes acessíveis, os produtos sem essas substâncias têm um custo maior e, ainda, não são maioria no mercado. “É bom lembrar que os parabenos não são os únicos que podem causar malefícios e toxicidade à saúde. Formol, ftalatos e benzofenona, por exemplo, também devem ser evitados”, disse.

Como evitar o uso de parabenos?

Além disso, os parabenos também podem ser encontrados em alguns alimentos, como molhos de salada e conservas e em alguns medicamentos, como cremes para hemorroidas. Para evitar o uso de parabenos, é importante ficar atento ao rótulo dos produtos, verificando se na lista de ingredientes contém um dos compostos.

Postagens relacionadas: