O que é a família na perspectiva sociológica?

Índice

O que é a família na perspectiva sociológica?

O que é a família na perspectiva sociológica?

Na sociologia, a família representa uma agregação de indivíduos unidos por laços afetivos ou de parentesco em que os adultos são responsáveis pelo cuidado com as crianças. A família também é compreendida como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos.

Qual o objeto de estudo da sociologia da família?

A sociologia da família estuda factos tão diferentes como o casamento, sua duração e estabilidade, a escolha do cônjuge, a dimensão da família, a procriação voluntária, os papéis feminino e masculino, as relações de casal, o papel central da criança, o novo estatuto de adolescente, ou as relações de parentesco alargado ...

Como as ciências sociais estudam a família?

Esse sistema estabelece as alianças que organizam essas sociedades. As regras, os graus de parentesco e as relações que se estabelecem variam conforme as sociedades. Uma união que em um tipo de sociedade é proibida, em outra pode ser tolerada e mesmo promovida.

Qual a importância de Parsons para a sociedade?

Partindo desse ponto de vista fica claro que Parsons buscou a diferenciação das sociedades na capacidade de adaptação de sua organização social, de tal modo que à maior capacidade de adaptação generalizada corresponde uma complexidade crescente.

Quais são as teorias de Parsons?

De acordo com as teorias de Parsons a sociedade é formada por sistemas e subsistemas, que vão proporcionar as pessoas de um modo geral uma qualidade melhor de vida através de diferentes buscas.

Qual a importância da teoria de Parsons na área social?

Na área social é bem clara a teoria de Parsons de que o individuo é influenciado pelos sistemas sociais presentes, independente do país ou nação. Essa idéia foi importante para o desenvolvimento da sociedade industrial, onde as pessoas tem por dever seguir cuidadosamente as regras e normas estabelecidas pela lógica do sistema capitalista.

Qual foi a contribuição de Parsons para a sociologia no século XIX?

Itapetinga, 2010. Parsons é considerado um dos maiores sociólogos dos Estados Unidos que muito contribuiu para a sociologia no século XIX. Parsons criou um sistema teórico geral que veio a ser chamado de Funcionalismo Estrutural.

Postagens relacionadas: