O que é acompanhamento pastoral?

Índice

O que é acompanhamento pastoral?

O que é acompanhamento pastoral?

O Aconselhamento Pastoral constitui uma das diversas áreas de Acon- selhamento Psicológico que fundamenta-se na crença na dignidade e no valor do indivíduo pelo reconhecimento de sua liberdade em determinar seus próprios valores e objetivos, afirmando que o indivíduo tem um valor em si, independentemente do que possa ...

O que significa atendimento pastoral?

O aconselhamento pastoral é definido por Clinebell (1987, p. 24) como um relacionamento de “indivíduo para indi- víduo ou de pequeno grupo para possibilitar a ocorrência de potencialização curativa e crescimento dentro de indivíduos e de seus relacionamentos”.

O que é acompanhamento pessoal?

O que é o acompanhamento pessoal O acompanhamento pessoal é lugar de acolhimento e encontro com a misericórdia de Deus. Por meio dele, o acompanhador irá auxiliar a pessoa que acompanha, no caminho de discipulado do seguimento a Jesus.

Como as urgências da realidade e da ação pastoral orientam a vida?

Sabemos como as urgências da realidade e da ação pastoral muitas vezes orientam a vida para uma atividade desenfreada, de contínua entrega, solicitação e imersão na problemática da comunidade.

Como ser um agente de Pastoral?

O agente de pastoral, para poder realizar sua missão, deve se cultivar em todas as dimensões: cuidar de seu corpo, alimentar relacionamentos interpessoais fecundos, orientar sadiamente (coerentemente) a sua afetividade, cultivar o estudo, manter o contato pessoal com Deus. Quem não toma conta de si, como poderá tomar conta dos outros?

Qual a importância do cuidado de si?

O cuidado de si parte dos primeiros anos de vida e de formação no seio familiar onde os modelos parentais foram positivos, o que implica pais próximos e orientação firme e abrangente. Dessa maneira impõem-se as bases da capacidade de amar e da segurança emocional, tão necessárias para o desenvolvimento harmônico da personalidade.

Qual a importância da experiência e as atividades pastorais?

Também a experiência e as atividades pastorais não se mostram de muita utilidade neste particular, se estão voltadas unicamente para o externo, enquanto o si mesmo é deixado à sua própria sorte. Na prática psicoterápica, estamos atentos a fenômenos que ultimamente vêm mostrando uma constância, principalmente em agentes jovens e de meia-idade.

Postagens relacionadas: