Como é possível perceber luzes de diferentes cores a partir da luz branca?

Índice

Como é possível perceber luzes de diferentes cores a partir da luz branca?

Como é possível perceber luzes de diferentes cores a partir da luz branca?

Resposta: Para isso, basta que a luz incida sobre um prisma, para vermos que a luz é decomposta em diversas cores. O mesmo fato acontece na formação do arco-íris. Esse fenômeno de decomposição da luz branca é explicado pela refração, que ocorre quando a luz toca a superfície do prisma e forma as cores de luz.

Quais os componentes da luz branca?

Em 1666, o cientista inglês Isaac Newton verificou que a luz branca proveniente do Sol é, na realidade, composta por luzes de várias cores. Isso pode ser percebido quando a luz branca passa por um prisma de vidro. Nessas condições ocorre a decomposição da luz branca nas várias cores que formam o arco-íris.

Qual é a relação entre a luz branca e a refração?

Apesar de sua interpretação corpuscular da luz, Newton foi capaz de explicar que a luz branca era, na verdade, composta por todas as demais cores e que essas cores eram relativas às frequências (ou comprimentos de onda) da luz. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A refração é o fenômeno no qual a luz tem a sua velocidade alterada.

Qual é a decomposição da luz branca?

Decomposição da luz branca em várias cores (arco-íris) foi demonstrada em experiência de Isaac Newton por meio de um prisma. Quando a luz atravessa um prisma é possível observar a sua decomposição.

Por que a luz branca é composta por todas as demais cores?

Apesar de sua interpretação corpuscular da luz, Newton foi capaz de explicar que a luz branca era, na verdade, composta por todas as demais cores e que essas cores eram relativas às frequências (ou comprimentos de onda) da luz. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Postagens relacionadas: