Como trabalhar com o método PECS?

Índice

Como trabalhar com o método PECS?

Como trabalhar com o método PECS?

A criança aprende a construir a primeira frase usando figuras: um ícone do “eu quero” mais a figura de interesse. Depois, ela aprende a expandir as sentenças usando adjetivos, verbos e preposições (“eu quero a bola azul” por exemplo). A criança aprende a usar o PECs para responder à pergunta “o que você quer?”.

Onde o professor pode colocar a prancha de comunicação?

Além da prancha personalizada para uso pessoal, ela também pode ser utilizada em ambiente escolar, nas salas de aula, banheiros e bibliotecas, Indicando ações básicas e possibilitando a comunicação com a professora e os colegas.

Como funciona o sistema PECs?

No sistema PECS, essas figuras armazenadas numa pasta personalizada que será utilizada na próxima fase. 4 – Estruturando as sentenças: Agora, usando o mecanismo da pasta, as escolhas da criança serão formadas por frases maiores. Por exemplo: a criança utiliza a figura que representa a frase “eu quero” junto da que condiz com o que ela quer.

Como funciona o protocolo de ensino do PECs?

Os indivíduos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir suas coisas favoritas. Estas são colocados em uma pasta de comunicação PECS – uma pasta com anéis com fitas autoadesivas onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para comunicação.

Qual é o primeiro curso de PECs?

O primeiro curso PECS que frequentou foi em 2002 e desde então PECS tornou-se parte de sua prática diária. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abarca um amplo universo de alunos com quadro clínico de déficit, em maior ou menor grau, nas áreas de interação social, comportamento e comunicação.

Qual a importância do PECs para a comunicação alternativa?

Além disso, no âmbito da Comunicação Alternativa, o PECS também se sobressai por ser um método significativamente barato e acessível que não exige o uso de um material muito complexo.

Postagens relacionadas: