O que é papiro na antiguidade?

Índice

O que é papiro na antiguidade?

O que é papiro na antiguidade?

O papiro foi uma planta de grande importância para os egípcios, uma vez que era abundante em seu território. A planta era utilizada tanto para a confecção de cordas como para a construção de barcos. Também com ela os egípcios desenvolveram seu suporte para a escrita.

Como é feito o papiro?

O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada.

Qual é a diferença entre papel e papiro?

Do talo do papiro pode-se obter uma lâmina que, outrora, era utilizada para escrever nela, à semelhança do papel. Essa lâmina e o manuscrito criado sobre a sua superfície também recebem o nome de papiro. O papiro, por conseguinte, é um suporte de escrita.

Qual a importância do papiro para a escrita?

O papiro, por conseguinte, é um suporte de escrita. A sua utilização era habitual no Antigo Egipto, principalmente nos povos da bacia oriental do mar Mediterrâneo. Com a queda da antiga cultura egípcia, o papiro perdeu terreno relativamente ao pergaminho.

Qual a importância do papiro para a humanidade?

A fama do papiro é mais do que merecida, pois ele que deu à humanidade um dos principais instrumentos de seu progresso, o papel. Antes disso, era empregado na fabricação ou calafetagem de embarcações, confecção de pavios de candeeiros a óleo, esteiras, cestos, cordas e cabos resistentes, grossos tecidos, sandálias e outros objetos.

Postagens relacionadas: