O que é periferia na geografia?

Índice

O que é periferia na geografia?

O que é periferia na geografia?

No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.

Qual a diferença entre centro e periferia de uma cidade?

Segundo o dicionário Aurélio centro pode ser “a parte mais ativa da cidade, onde estão os setores comerciais e financeiros” ou “lugar onde se desenvolvem certas atividades com objetivo determinado” já o conceito de periferia, no mesmo, pode alcançar o seguinte significado: “Numa cidade, a região mais afastada do centro ...

Por que falar de periferias?

Antes de ser apenas um lugar físico, a periferia persiste como lugar simbólico importante em um sistema de relações cujo polo dominante é o centro. A distância – física e social – em relação ao centro define nossa posição não só socioeconômica, como também hierárquica na simbologia da cidade.

Qual é o conceito de periferia?

Conceito de periferia. Conceito de. periferia. A origem etimológica do termo periferia encontra-se no latim peripherĭa embora tenha antecedentes na língua grega. O conceito refere-se àquilo que rodeia um determinado centro, como uma zona, um contorno ou um perímetro. São basicamente os arredores.

Quais são os exemplos de pessoas que vivem na periferia?

Exemplos: “A minha namorada vive na periferia: todos os dias, viajo duas horas de comboio para a ver”, “O presidente não dá ouvidos àqueles que vivem na periferia: comunica apenas com aqueles que formam o núcleo mais chique do governo”, “O homem recomendou à Mariana para não caminhar sozinha na periferia do bairro”.

Qual a diferença entre periferia e centro?

Em geografia econômica e economia, a periferia designa o conjunto dos países subdesenvolvidos, em oposição ao centro, constituído pelos países industrializados avançados.

Qual a diferença entre periferia e periférico?

No caso de um município, por exemplo, a periferia é um local com ineficiência de estrutura urbana básica como água encanada, energia elétrica, asfaltamento, etc. que na maioria das vezes é habitada por pessoas mais pobres. A distância de um bairro central também caracteriza o penútimo como 'periférico'.

Postagens relacionadas: