Para que serve a enzima fosfolipase?

Índice

Para que serve a enzima fosfolipase?

Para que serve a enzima fosfolipase?

As fosfolipases A2 pertencem a uma superfamília de proteínas com funções enzimáticas semelhantes, responsáveis pela hidrólise de fosfolipídeos e, assim, pela liberação de ácidos graxos e lisofosfolipídeos que participam de diversas atividades fisiológicas, como inflamação, ativação plaquetária, sinalização, ...

Quais são as funções dos glicocorticóides?

Os glicocorticóides são hormônios esteróides, sinte- tizados no córtex da glândula adrenal, que afetam o meta- bolismo dos carboidratos e reduzem a resposta inflamatória (GOODMAN & GILMAN, 2003).

Quais são os efeitos fisiológicos dos glicocorticóides?

Os efeitos metabólicos do glicocorticoide inclui o metabolismo dos carboidratos , lipídeos e proteínas, estimulam a gliconeogênese, realizam a síntese do glicogênio no jejum, estimulam a liberação de aminoácidos no catabolismo muscular.

Qual é a função da fosfolipase?

Esta fosfolipase em particular reconhece especificamente a ligação ac-sn-2 acil dos fosfolípidos e hidrolisa cataliticamente a ligação, liberando ácido araquidônico e ácido lisofosfatídico. Após modificação a jusante por ciclo-oxigenases ou lipoxigenases, o ácido araquidônico é modificado em compostos ativos chamados eicosanóides.

Qual é o formato das moléculas de fosfolipídios?

Um fato notável é que, ao serem colocadas em água, as moléculas de fosfolipídios podem assumir o formato de um esfera, conhecida como micela: as porções polares, hidrofílicas, distribuem-se na periferia , enquanto as caudas hidrofóbicas ficam no interior da micelas afastadas da água.

Como ocorre a degradação dos fosfolipídios?

As membranas das células normalmente têm seus lipídios repostos. A degradação dos fosfolipídios ocorre nos lisossomos, onde existem enzimas específicas para hidrólise de cada um deles. Um ou dois ácidos graxos são removidos por fosfolipases do tipo A, como produto temos um lisofosfolipídio.

Qual a importância dos fosfolipídios na mitocôndria?

Ela é um fosfolipídio de grande importância, que está presente na membrana interna da mitocôndria de plantas e animais. As membranas das células normalmente têm seus lipídios repostos. A degradação dos fosfolipídios ocorre nos lisossomos, onde existem enzimas específicas para hidrólise de cada um deles.

Postagens relacionadas: