O que é a PIF?

Índice

O que é a PIF?

O que é a PIF?

A peritonite infecciosa felina, também chamada PIF, é uma doença relativamente rara que pode atingir bichanos de todas as idades. “A PIF causa uma infecção severa na área chamada de peritônio, ou seja, a parte interna da barriga”, explica o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz.

Qual a importância do PIF?

A PIF permitiu a adoção de outras certificações, pois muitas normas ambientais e sociais são exigências de outras certificações. A segurança do alimento é o principal motivo de uso da certificação. Diminui-se o uso de agrotóxicos e fertilizantes, o que causa menos poluição ao meio ambiente e um alimento mais saudável.

Quais são os benefícios da produção integrada?

Esses asseguram ao consumidor que todo o processo envolvido, desde a criação de mudas, até a prateleira, é conhecido e monitorado, permitindo-se identificação de produtos de baixa qualidade, os quais são descartados ou destinados a mercados menos exigentes, e de níveis de resíduos de agrotóxicos nos produtos, que ...

Como evitar a PIF?

O vírus transmissor da PIF é sensível a desinfetantes comuns, portanto uma boa limpeza em casa com estes produtos pode prevenir novas contaminações e em caso de mudança para uma nova casa é preciso fazer uma limpeza em todo o local.

O que é PIF em gatos tem cura?

Você já ouviu falar em PIF? Esta é a sigla de Peritonite Infecciosa Felina, uma doença que acomete gatos de todas as idades. Embora não seja muito comum, é importante conhecê-la, pois ela até recentemente não tinha nenhuma chance de cura e ainda hoje pode levar o animal à morte.

Como é feito o teste de Rivalta?

Ainda, foi realizado o Teste de Rivalta, um teste auxiliar no diagnóstico da PIF, que consiste em pingar uma gota do líquido puncionado em solução de ácido acético. A formação de um halo, além de uma gota bem definida no ácido é considerada positiva quanto ao teste (August, 2011).

Quais as vantagens e desvantagens do sistema integrado de produção?

"Com integração você pode ter ganhos de produtividade e redução de custos de produção. Você tem de passar a integrar mais as práticas de adubação, controle de pragas, doenças e de plantas daninhas. Você realiza as práticas culturais de uma forma integrada.

Quais as vantagens da adoção de sistemas integrados de produção agropecuária?

Dentres os principais motivos que levam os agricultores e produtores a adotar o sistema integrado de produção agropecuária, podemos citar a recuperação de pastagens, rotação de cultura, diminuição do risco financeiro e aumento da rentabilidade por hectare de terra.

Tem vacina contra PIF?

As vacinas contra o coronavírus entérico e a vacina contra PIF estão dentro da categoria não recomendadas. Embora exista alguma variação nacional e regional nas vacinas não essenciais, a tabela abaixo resume as mais importantes vacinas para animais de estimação em todo o mundo nessas categorias.

Qual o tratamento para PIF em gatos?

O tratamento com interferon recombinante humano e felino mostraram-se eficaz na inibição da replicação do coronavirus felino in vitro, porém estudos in vivo não tiveram resultados positivos. Recentemente um novo fármaco tem se mostrado promissor no tratamento da PIF.

Como Morre um gato com PIF?

A triste realidade é que a Peritonite infecciosa felina quase sempre leva à morte e pode ser fatal dentro de poucas semanas. De maneira geral, gatos com PIF úmida têm menor expectativa de vida e podem viver até cerca de dois meses. Já os gatos com PIF seca podem viver até um ano com boa qualidade de vida.

Como tratar a PIF?

O tratamento com interferon recombinante humano e felino mostraram-se eficaz na inibição da replicação do coronavirus felino in vitro, porém estudos in vivo não tiveram resultados positivos. Recentemente um novo fármaco tem se mostrado promissor no tratamento da PIF.

Como é o tratamento para PIF?

Independentemente de o tutor conseguir acesso ao fármaco, muitos animais exigirão toracocentese (drenagem do líquido do tórax) ou abdominocentese (drenagem do líquido do abdome), por exemplo, para quadros de PIF efusiva. O uso de antibióticos, imunossupressores e antitérmicos também é comum.

Postagens relacionadas: