Qual o conceito de pinacoteca?

Índice

Qual o conceito de pinacoteca?

Qual o conceito de pinacoteca?

A origem desta palavra, que significa - sala que contém uma coleção de quadros -, é o latim "pinacotheca", derivado do grego antigo "pinacothêkê" : pinax - akos quadro et thêké caixa.

Como é a coleção de uma pinacoteca?

São pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, desenhos, gravuras e instalações, realizadas de 1980 até hoje por artistas nascidos ou radicados no país.

O que têm em uma pinacoteca?

Para deleite dos amantes de artes visuais, na Pinacoteca é possível encontrar um acervo com mais de 10 mil obras. São quadros, esculturas e intervenções que incitam a interação do público. O tour pelo museu é uma verdadeira viagem pela história e pelas diversas formas de se praticar a arte.

Qual é a diferença entre pinacoteca e Pinacoteca de São Paulo?

Sim, existe diferença entre buscar " pinacoteca " e " pinacoteca de São Paulo ", pois existem várias pinacotecas ao longo do país, por isso é importante realizar essas distinções. Quando se procura pela pinacoteca de São Paulo, se tem o objetivo específico de saber sobre a pinacoteca existente na cidade de São Paulo.

Qual o objetivo da Pinacoteca?

A Pinacoteca de São Paulo se dedica às artes visuais brasileiras e ao seu diálogo com as culturas do mundo ao colecionar, estudar, preservar, expor e comunicar seus acervos para promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento.

Quanto tempo ficar na Pinacoteca?

Entrando no Museu Será tolerado até 15minutos de atraso e a permanência no museu continuará de 1hora, dentro do período previsto para a visita.

O que visitar na Pinacoteca?

10 motivos para visitar a Pinacoteca

  • Caipira Picando Fumo, de Almeida Júnior.
  • Vanderlei Lopes.
  • Estação Pinacoteca.
  • Café da Pinacoteca.
  • Pincelada tridimensional, obra de Marcello Nitsche.
  • Artur Lescher – Pinacoteca.

O que tem dentro de uma Pinacoteca?

O acervo da Pinacoteca de São Paulo tem cerca de 4 mil peças. Ele reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva. A Pinacoteca também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

O que funcionava no prédio da Pinacoteca?

Inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o edifício hoje ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado em 1986, pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Em 1900, com a estrutura da construção finalizada, o prédio recebeu os primeiros cursos.

Quando a Pinacoteca é de graça?

A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00 – e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Postagens relacionadas: