O que Platão pensava sobre a educação?

O que Platão pensava sobre a educação?

O que Platão pensava sobre a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Qual a principal característica do pensamento de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Como os dois Sócrates e Platão trataram a problemática da educação?

Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das ideias e Aristóteles acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens. Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição.

O que Platão mantém E o que ele inova na sua proposta de educação em relação à educação homérica e sofista?

Para Platão, o fim da educação é a formação do homem moral e o meio para isso deve ser o Estado que represente a idéia de justiça. Sobre esse tema, A República, de Platão, nos ajuda a pensar a educação a partir da sociedade que queremos.

Quais são as principais características de Platão?

Principais características do Platonismo: Uma das principais características do platonismo é a Teoria das Ideias. Segundo Platão, podemos dividir o mundo entre sensível (material) e inteligível (ideias). Entre estes dois campos, Platão clama a valorização do mundo inteligível.

Quais as principais características da República de Platão?

A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, o tema principal e eixo condutor do diálogo é a justiça.

Qual a relação entre política metafísica e educação em Platão?

Nesse caso a educação é o processo de humanização. No projeto pedagógico-político de Platão, o filósofo ocupa dupla função: de um lado, ele é o educador por excelência; de outro, ele é o destinado ao governo da cidade. Assim, educação e política são as competências próprias do filósofo.

Quais eram as ideias e as ações dos sofistas em relação à educação?

Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está ...

Qual a principal característica do pensamento de Aristóteles?

Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual a importância das ideias de Platão para a educação?

Em sua obra, “A República”, ele discute a importância da educação para instaurar e manter a harmonia dentro da cidade-estado. De acordo com o filósofo, os métodos de debates e conversação seriam formas de se alcançar o conhecimento. Platão defendia a ideia de que o ensino deveria durar 50 anos e deveria ser dividido em cinco períodos:

Quem era o parente de Platão?

Este parente de Platão era um dos trinta tiranos, grupo criado para governar Atenas em 404 aC, após a vitória espartana na Guerra do Peloponeso.

Qual é a obra mais importante de Platão?

Em outra obra importante de Platão, A República, está a Alegoria da Caverna, onde o filósofo narra o processo de ascensão da alma submetida à educação e consequentemente o despertar do estado letárgico para o estado de inteligência, condição necessária para a criação de um novo cidadão.

Quanto tempo dura o ensino de Platão?

Platão defendia a ideia de que o ensino deveria durar 50 anos e deveria ser dividido em cinco períodos: Segundo Período: dos 7 aos 13 anos, introdução a uma cultura intelectual e aumento dos exercícios físicos. A partir dos 10 anos, aprendizagem da leitura, escrita e cálculo por processos práticos;

Postagens relacionadas: