O que é um Estado justo para Platão?

Índice

O que é um Estado justo para Platão?

O que é um Estado justo para Platão?

Um Estado onde o compromisso com os projetos comuns sejam racionalmente eleitos, ainda que a partir da ação individual de cada membro da comunidade política, desde que visem o bem-estar geral.

O que é cidadão justo e cidade justa para Platão?

d) Para Platão, a formação de uma cidade justa só é possível se cada cidadão executar, da melhor maneira possível, a sua função própria, ou seja, se cada um fizer bem aquilo que lhe compete, segundo suas aptidões.

Quais são as formas de governo de Platão?

A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más).

O que é a filosofia e qual é a sua importância para Platão?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.

O que torna uma cidade justa para Platão 2-0 *?

A Cidade Ideal de Platão No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções.

Qual a importância do estado de Platão?

É no Estado, ou seja, no consórcio político dos homens, que, segundo Platão, podem realizar-se as supremas exigências da vida moral.

Qual é o princípio de Platão?

Em busca de conceituar a justiça, Platão tem como princípio que a justiça é absoluta, então toda ação deve ser justa ou injusta.

Qual é o verdadeiro nome de Platão?

Arístocles, verdadeiro nome de Platão, nasceu na cidade-Estado de Atenas, hoje a capital da Grécia, no ano de 428 a.C., e morreu no ano de 348 a.C. O nome Platão foi dado ao pensador ainda em sua juventude por causa de seus atributos físicos.

Quais as principais características da Sociedade de Platão?

Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo. A primeira camada, mais presa às necessidades do corpo, seria encarregada da produção e distribuição de gêneros para toda a comunidade: lavradores, artífices e comerciantes.

Postagens relacionadas: