O que leva a pessoa ter pneumonia?

Índice

O que leva a pessoa ter pneumonia?

O que leva a pessoa ter pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Qual exame é feito para detectar pneumonia?

1 – Radiografia de tórax Esse é um teste bem comum quando se trata do diagnóstico de pneumonia. Quem nunca precisou fazer uma “chapa do pulmão” alguma vez na vida, não é mesmo? As imagens do raio X de tórax ajudam o médico a detectar a presença de inflamação nos pulmões.

Quais são os sintomas da pneumonia?

De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente. Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

O que é a pneumonia e como ela afeta os pulmões?

Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Como saber se tenho pneumonia?

A pneumonia na maioria das vezes é confirmada em uma consulta médica, quando o médico colhe a história clínica, observa os sinais e sintomas apresentados e realiza um exame físico completo. O Rx de tórax ou tomografia são exames de imagem onde a pessoa é exposta à radiação, por vezes desnecessária.

Como descobrir a bactéria da pneumonia?

Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia. As pneumonias são divididas em comunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados.

Postagens relacionadas: