O que Platão falava sobre?

Índice

O que Platão falava sobre?

O que Platão falava sobre?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Como é considerado Platão?

Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso".

Qual o lema de Platão?

Platão (428 a.C. – 347 a.C.) foi um dos mais importantes pensadores da filosofia grega. Como discípulo de Sócrates, buscava a transmissão da profunda fé em razão da verdade. Adotava como lema, o mesmo de Sócrates: “o sábio é o virtuoso”.

O que faz o plantonista?

Faz atendimento de urgência e emergência para adulto e pediátricos. Atende com prioridade os pacientes de urgência e emergência identificados de acordo com a classificação definida pelo enfermeiro classificador de risco. Realiza consultas, exames clínicos, prescreve medicamentos e orienta os pacientes.

O que Platão concebia em suas teorias?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.

Qual foi a ideia de Platão?

Ou seja, é aquele que exercita a sua habilidade de autocontrole. Como você pôde ver, Platão foi um grande pensador da Grécia Antiga que desenvolveu uma concepção sobre o que é ética. Nós buscamos apresentar de maneira resumida e simplificada qual foi a ideia do filósofo grego.

Qual a importância de Platão para a sociedade?

São Paulo: Martins Fontes, 2014. A) superação de entraves dialógicos. B) organização de uma sociedade justa. C) formação de um saber enciclopédico. D) promoção da igualdade dos cidadãos. E) consolidação de uma democracia direta. Para Platão, a sociedade só será verdadeiramente justa quando os governantes forem filósofos.

Quem foi Platão e qual a sua importância para a filosofia?

Após esse acontecimento, Platão viajou para o Egito, a Itália e a Sicília. Difundiu os conhecimentos filosóficos pela Grécia e fundou a Academia (que ganhava esse nome por se reunir no Jardim de Academo), escola onde se estudava filosofia e se praticava ginástica.

Quais são os dois mundos de Platão?

Platão aborda essa questão por meio do dualismo. Segundo ele, existem dois mundos: – O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato.

Postagens relacionadas: