Quais são os principais critérios de seleção do Patrimônio Mundial?

Índice

Quais são os principais critérios de seleção do Patrimônio Mundial?

Quais são os principais critérios de seleção do Patrimônio Mundial?

estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com idéias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal; conter fenomenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância.

Quais seriam os critérios de reconhecimento de um bem cultural enquanto patrimônio?

Os bens culturais imateriais passíveis de registro pelo Iphan são aqueles que detém continuidade histórica, possuem relevância para a memória nacional e fazem parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira.

O que é o Patrimônio Mundial?

Patrimônio Mundial – O que é? Classificação e Exemplos. Patrimônio Mundial, ou ainda Patrimônio da Humanidade, é um título conferido pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO) a determinadas regiões considerados pela comunidade científica como de inigualável e fundamental importância para a humanidade.

O que é a convenção do Património Mundial?

A UNESCO adotou em 1972 a Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, que tem por objetivo proteger os bens patrimoniais dotados de um valor universal excecional. Em 1976, foram criados o Comité do Património Mundial e o Fundo do Património Mundial, conforme determinado pelo texto da Convenção.

Quais são os Patrimônios Mundiais da UNESCO?

O que são os Patrimônios Mundiais da UNESCO? Reconhecidos pelo seu valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Exemplo no Brasil: Centro Histórico de Salvador. Locais de valor científico e biodiversidade expressiva, habitats de animais em extinção e formações geológicas excepcionais.

Quais são os aspectos físicos do Patrimônio Cultural Imaterial?

O Patrimônio Cultural Imaterial não se constitui apenas de aspectos físicos da cultura. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo.

Postagens relacionadas: