O que significa regência na língua portuguesa?

O que significa regência na língua portuguesa?

O que significa regência na língua portuguesa?

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

O que é regência de exemplos?

Já a regência verbal se refere à relação entre o verbo e seus complementos, e está associada ao tipo de preposição (ou sua ausência) que liga o termo regente (verbo) aos termos regidos (complementos verbais). Vejamos estes exemplos: Ele aspirou o perfume da rosa. (aspirar = absorver)

Quais são os tipos de regência?

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

Como identificar a regência?

Regência Verbal

  1. Assistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ...
  2. Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ...
  3. Custar. a) com o sentido de ser custoso exige preposição: ...
  4. Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ...
  5. Proceder. ...
  6. Visar. ...
  7. Esquecer. ...
  8. Querer.

Como escrever regência?

A regência tem relação estreita com os pronomes lhe, o (a). O lhe substitui o objeto indireto. O o (a), o direto: Verissimo escreve as crônicas políticas.

Qual origem da palavra regência?

Etimologia (origem da palavra regência). A palavra regência deriva da junção do verbo reger e do sufixo -ência, provavelmente por influência do frâncês régence.

Como identificar a regência nominal na frase?

Regência Nominal

  1. Regência nominal é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos.
  2. Carinho.
  3. Tenha “carinho a” seus livros.
  4. Meu “carinho pelos” animais me conforta.
  5. Cultivemos o “carinho da” família.
  6. O carinho “para com” a Pátria.
  7. Agoniado.

Qual a diferença entre regência nominal e verbal?

O ponto principal é que a regência verbal diz respeito à relação estabelecida entre verbos e termos de complementação ou caracterização, enquanto a regência nominal se caracteriza pela relação que há entre um nome e os termos por ele regidos.

O que é regência verbal e nominal?

Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

Como identificar regência verbal e nominal?

Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

Como aprender regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

Qual a diferença entre regência e concordância?

Enquanto a Regência ocupa-se de ligar os termos a Concordância estabelece a relação gramatical entre os termos.

O que significa a palavra recência?

1. Qualidade do que é recente. 2. [ Psicologia ] Capacidade ou facilidade de memorizar os últimos elementos de uma lista de estímulos.

O que é termo regente e termo regido dê exemplos?

O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.

O que é a regência e qual a sua importância?

Conceito de regência. Conceito de. regência. Regência é um conceito que se vincula ao verbo regir (dirigir, administrar). A noção costuma ser usada para designar o governo temporal que assume uma pessoa quando o monarca legítimo está ausente ou está incapacitado de exercer as suas funções por algum motivo.

Quais são as regras da regência?

Há várias tabelas que mostram muitos termos que obedecem à regra básica da regência, ou seja: a presença de um personagem regido e de um regente e, claro, de uma palavra que funciona como algo que “cola” os diferentes blocos da frase uns nos outros. Normalmente, ela é uma preposição.

Qual é a diferença entre regência e regência verbal?

Na língua portuguesa, regência significa a relação entre uma palavra e seus dependentes. Na regência verbal, essa relação é identificada através do verbo e seu complemento, sendo dividido da seguinte forma: Verbo = Termo regente

Quais são os personagens de uma regência verbal?

A regência verbal é composta por dois personagens: o regente e o regido. O regente, no caso, é o verbo — ele é quem dita as ordens de como funcionará o restante da oração.

Postagens relacionadas: